Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46454

Comparte esta pagina

Título : Usabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem: o caso do curso técnico em Administração a distância do Governo de Pernambuco
Autor : SOUZA, Luma Tatiane Barboza de
Palabras clave : Usabilidade; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Educação a Distância; Gestão da Informação
Fecha de publicación : 12-dic-2018
Resumen : O objetivo desse trabalho é contribuir com a melhoria da usabilidade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Governo do Estado de Pernambuco, a fim de facilitar o acesso e uso pelos estudantes do ensino a distância. A pesquisa é descritiva e fez uso de pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de Heurísticas de Nielsen para avaliação de usabilidade e de coleta de dados, por meio do uso de questionário, aplicado via Web, a alunos do curso Técnico de Administração. O objeto de estudo foi o AVA do curso Técnico em Administração oferecido pelo Governo do Estado de Pernambuco. Com os resultados obtidos, considera-se que a interação com o AVA pode oferecer dificuldades para os estudantes, especialmente os menos familiarizados com o uso de recursos tecnológicos. Os principais problemas encontrados foram informações descentralizadas, pulverizadas pelo AVA, dificultando a localização das mesmas; a necessidade de percorrer várias páginas para encontrar a disciplina desejada e ícones e alguns vocabulários pouco significativas para o contexto dos estudantes. Melhorias foram sugeridas a partir dessas descobertas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46454
Aparece en las colecciones: TCC - Gestão da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Luma Tatiane Barboza de Souza.pdf929,55 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons