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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46457
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | PRESSER, Nadi Helena | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Alynna Edla Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-15T18:57:32Z | - |
dc.date.available | 2022-09-15T18:57:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-01 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46457 | - |
dc.description.abstract | Avalia entre as certificações disponíveis, quais as mais adequadas para serem adotadas pelo setor informal de produção e venda de tapioca. Mais especificamente, identifica as certificações compulsórias relativas ao atendimento às legislações nacionais e as certificadoras voluntárias disponíveis para os estabelecimentos que atuam com manipulação de alimentos; identifica os aspectos legais estruturais, operacionais e burocráticos exigidos para atendimento da certificação selecionada e justifica a opção de certificação selecionada para o setor informalde produção e venda de tapioca. Pesquisa exploratória e documental, a coleta de dados iniciou pelo levantamento das certificações relativas à Certificação ISO 22000 e a ABNT NBR 15635:2015, Serviços de alimentação. Também incluiu a Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que dispõe sobre as boas práticas para serviços de alimentação, bem como do Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, constante do Anexo I da mesma, além de uma entrevista semiestruturadacom um consultor do Programa de Alimento Seguro (PAS) do Sebrae de Pernambuco. A análise de documentos foi realizada mediante uso do método da análise de conteúdo. Após a referida análise concluiu-se que um Manual de Boas Práticas (MBP) com a descrição do Procedimento Operacional Padrão (POP) das atividades é o documento que as pessoas que atuam no setor informal de produção e venda de tapioca poderiam adotar para garantir aos seus consumidores segurança e qualidade alimentar e para atender a legislação sanitária federal em vigor. Contudo, o que a pesquisa apontou, é que não será tão simples alcançar as exigências requeridas no que diz respeito à segurança alimentar no contexto do setor informal de produção e venda de tapioca. Por outro lado, há um grande apelo popular e cultural no produto e, quem sabe, esse poderá ser o estímulo para alcançar algumas melhorias no que tange à segurança alimentar, desde que novos padrões operacionais sejam elaborados especificamente para esse setor. | pt_BR |
dc.format.extent | 71p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Certificação | pt_BR |
dc.subject | Produção e Venda de Tapioca | pt_BR |
dc.subject | Segurança Alimentar | pt_BR |
dc.subject | Setor Informal | pt_BR |
dc.subject | Gestão da Informação | pt_BR |
dc.title | A certificação no comércio informal de alimentos: uma opção para a qualidade da produção e venda de tapioca | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7300520149420928 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Evaluate among the available certifications, which are the most appropriate to be adopted by the informal sector of production and sale of tapioca. More specifically, it identifies the compulsory certifications related to compliance with national legislation and the voluntary certifiers available to establishments that operate with food handling; identifies the structural, operational and bureaucratic legal aspects required to attend to the selected certification and justifies the certification option selected for the informal tapioca production and sale sector. Exploratory and documentary research, data collection began by surveying certifications related to ISO 22000 Certification and ABNT NBR 15635: 2015, Food services. It also included Resolution RDC No. 216 of September 15, 2004 of the National Agency of Sanitary Surveillance (ANVISA), which provides for good practices for food services, as well as the Technical Regulation on Good Practices for Food Services, contained in Annex I of the same, in addition to a semi-structured interview with a consultant of the Safe Food Program (PAS) of the Sebrae of Pernambuco. Document analysis was performed using the content analysis method. After this analysis, it was concluded that a Manual of Good Practices (MBP) with the description of the Standard Operational Procedure (POP) of the activities is the document that the people working in the informal sector of production and sale of tapioca could adopt to ensure its consumers safety and food quality and to meet current federal health legislation. However, what the research pointed out is that it will not be as simple to meet the food safety requirements in the context of the informal tapioca production and sale sector. On the other hand, there is a great popular and cultural appeal in the product and, perhaps, it may be the stimulus to achieve some improvements in food safety, provided that new operational standards are elaborated specifically for this sector. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Gestão da Informação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Alynna_Edla Silva Pereira.pdf | 834,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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