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Título : Inovação inclusiva e os intermediários de informação: uma análise do setor informal de produção e venda de tapioca no Recife
Autor : LIMA, Rauane Vieira de
Palabras clave : Inovação Inclusiva; Intermediários; Informação; Setor informal; Tapioca; Gestão da Informação
Fecha de publicación : 1-jul-2019
Resumen : A inovação inclusiva compreende a introdução de mudanças em um processo, serviço ou produto, nas atividades econômicas dos empreendedores e trabalhadores marginalizados do setor informal. Os intermediários de informação compreendem aqueles atores sociais que fazem a mediação entre pessoas ou entre comunidades e diversas fontes de informações que tais comunidades têm dificuldades em compreender e integrar ao seu conhecimento e suas ações. Este estudo identifica os intermediários de inovação inclusiva apropriados a cooperar com as pessoas que atuam no setor informal de produção e venda de tapioca e aponta as informações relevantes que os mesmos podem compartilhar para melhorar e inovar processos, serviços e produtos. Pesquisa bibliográfica e exploratória, a análise dos dados se baseou na teoria das funções do sistema de inovação. A análise inicia com a identificação dos processos de produção e venda de tapioca operacionalizados no setor informal. Em seguida, identificamse os stakeholders que podem influenciar a inovação inclusiva na execução dos processos de produção e venda de tapioca. Por último, é identificado o espaço de atuação dos intermediários de informação, especificando quais informações os mesmos podem compartilhar com as pessoas que atuam no setor informal de produção e venda de tapioca. Os resultados da pesquisa apontam três categorias de processos executados no setor informal de produção e venda de tapioca: o macroprocesso, os processos de apoio e os processos gerenciais. Identificaram-se 10 stakeholders, entre eles, governo, universidades, consumidores, institutos de pesquisas, órgãos reguladores e fiscalizadores, fornecedores, entre outros atores e instituições, na medida em que sofrem efeitos no contexto ou nele produzem. Por fim, a pesquisa aponta 11intermediários de informação, cujos principais desafios estão relacionados à coleta, comunicação e disponibilização de informações. Entre os intermediários, a pesquisa aponta profissionais, acadêmicos, associações, professores e pesquisadores universitários, incubadoras. Enquanto os stakeholders estão envolvidos na promoção de determinadas atividades que impelem mudanças e inovações dentro do setor informal, os intermediários de informação têm um papel específico de mediar, apoiar e dar suporte informacional às mudanças no processo de produção e venda da tapioca.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46481
Aparece en las colecciones: TCC - Gestão da Informação

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