Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46548

Compartilhe esta página

Título: Política monetária e mercado imobiliário: análise da influência do volume de crédito sobre o nível de preços dos imóveis.
Autor(es): RAMOS, Dayvisson Janeson Rodrigues
Palavras-chave: Política monetária; Mercado imobiliário; Investimentos imobiliários; Bens imóveis - Preços
Data do documento: 26-Jan-2016
Citação: RAMOS, Dayvisson Janeson Rodrigues. Política monetária e mercado imobiliário: análise da influência do volume de crédito sobre o nível de preços dos imóveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar a forte variação dos preços dos ativos imobiliários no Brasil a partir do ano de 2007 com foco na política monetária e na liberação de crédito orientado ao setor de habitação. Com respaldo na Teoria Austríaca do Ciclo Econômico (TACE), os indícios a serem analisados recaem sobre a interferência do Estado na política habitacional e no modo como esta possa ter interferido no equilíbrio desse mercado. De maneira geral a hipótese levantada aqui é que a política habitacional tenha sido utilizada como estratégia de alavancagem econômica, conforme aponta Krause et al (2013), no sentido de mitigar os efeitos da crise de 2008, o que de acordo com a Escola Austríaca pode ter influenciado o comportamento dos agentes, afetando o nível de consumo e consequentemente inflando os preços das habitações. De maneira objetiva foi analisado que a liberação massiva de crédito de fato contribuiu para as elevações significativas nos preço dos imóveis no país, estabelecendo uma relação de causalidade e equilíbrio que pode estender-se além do período analisado, mantendo essa tendência no longo prazo. Para esta análise, foi utilizado o método de Regressão Simples para analisar os dados das variações mensais do Índice de Valores de Garantia de Imóveis Residenciais Financiados (IVG-R) e do Saldo da Carteira de Crédito com recursos direcionados aos financiamentos imobiliários de Pessoas Físicas. Os resultados alcançados concluem que o crédito disponibilizado para aquisição de imóveis destinadas às pessoas físicas afetou o nível de preços das habitações nas regiões metropolitanas de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo no período compreendido entre março de 2007 a agosto de 2014.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46548
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAMOS, Dayvisson Janeson Rodrigues.pdf835,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons