Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46580

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCORDEIRO, Eugênia de Paula-
dc.contributor.authorCAMPOS, Carla de Paula Silva-
dc.date.accessioned2022-09-19T17:02:32Z-
dc.date.available2022-09-19T17:02:32Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.identifier.citationCAMPOS, Carla de Paula Silva. Da (auto)formação humana à sistematização de experiências com mulheres numa periferia pandêmica: sentidos formativos atravessados pela educação emocional. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46580-
dc.descriptionCORDEIRO, Eugênia de Paula, também é conhecida em citações bibliográficas por: CORDEIRO, Eugênia de Paula Benício.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa é decorrente de um processo participativo com mulheres periféricas do Coque, Recife, Pernambuco, que se organiza em coletivo desde 2016. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, que adota como metodologia de pesquisa a Sistematização de Experiencias. Tem por objetivo geral compreender sentidos (auto)formativos atravessados pela educação emocional em uma experiência participativa com mulheres numa periferia; e, mais especificamente, analisar processos autoformativos atravessados pela educação emocional a partir de uma experiência participativa com mulheres periféricas; e Sistematizar Experiências com mulheres periféricas em meio à pandemia do covid-19. Como achados da pesquisa, apontamos: a pesquisa participativa requer do pesquisador abertura para sua autoformação humana, considerando necessário comprometimento com todos os apelos intra e interrelacionais para a construção de vínculos; o processo participativo, por ser fundamentalmente relacional, pode ser favorecido por aspectos da educação emocional, a fim de que os(as) envolvidos(as) possam compreender a dinâmica emocional em uma perspectiva coletiva; a Sistematização de Experiência apresenta-se como um método capaz de produzir memória incorporada, ou seja, conectada com a vivência prática e com os potenciais das pessoas integrantes de uma organização, de forma a estimular consideravelmente a autonomia de um grupo humano; é um método especial para aprimorar as buscas de processos emocionais relacionais das pessoas participantes, apresentando-se como uma iniciativa promissora para fomentar o crescimento identitário de organizações populares; para as agrupações de mulheres, a Sistematização de Experiências ocupa um lugar fecundo quando sintonizado com as experiências emocionais. É um trabalho interessante para explorar camadas subjetivas que abrigam tensionamentos de uma sociedade desigual para os gêneros, assim podendo acolher os vazios, as dores e contradições nas agrupações de mulheres e promover o aprendizado afetivo produtor de novos olhares empoderadores para mulheres.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectEducação emocionalpt_BR
dc.subjectPesquisa participativa – sistematização de experiênciaspt_BR
dc.titleDa (auto)formação humana à sistematização de experiências com mulheres numa periferia pandêmica : sentidos formativos atravessados pela educação emocionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6268290710099713pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7596954578610486pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research stems from a participatory process with peripheral women from Coque, Recife, Pernambuco, who have been organizing as a collective since 2016. This is a qualitative, exploratory research, which adopts as research methodology the Systematization of Experiences. Its general objective is to understand (self-)formative senses crossed by emotional education in a participatory experience with women in a periphery; and, more specifically, to analyze self-formative processes crossed by emotional education from a participatory experience with peripheral women; and Systematize Experiences with peripheral women in the midst of the covid-19 pandemic. As research findings, we point out: the participatory research requires the researcher to be open to his or her own human self-formation, considering necessary the commitment to all the intra and inter-relational appeals for the construction of bonds; the participatory process, for being fundamentally relational, can be favored by aspects of emotional education, so that those involved can understand the emotional dynamics in a collective perspective; the Systematization of Experience presents itself as a method capable of producing embodied memory, that is, connected with the practical experience and potentials of the people who are part of an organization, in such a way as to considerably stimulate the autonomy of a human group; it is a special method to enhance the search for relational emotional processes of the people who participate, presenting itself as a promising initiative to foster the identity growth of popular organizations; for women's groups, the Systematization of Experience occupies a fruitful place when it is tuned to emotional experiences. It is an interesting work to explore subjective layers that harbor tensions of an unequal society for the genders, thus being able to welcome the voids, the pains and contradictions in women's groupings and promote affective learning that produces new empowering looks for women.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Carla de Paula Silva Campos.pdf7,27 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons