Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46585

Compartilhe esta página

Título: Flexibilidade da Estabilidade Subjetiva e sua imbricação com a Configuração Objetiva da Demanda no Processo civil brasileiro
Autor(es): FRAEMAM, Valquíria Maria Novaes Menezes
Palavras-chave: Direito Processual Civil - Brasil; Segurança Jurídica; Intervenção de Terceiros; Princípio da Estabilidade Objetiva da Demanda; Sucessão Processual
Data do documento: 28-Set-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FRAEMAM, Valquíria Maria Novaes Menezes. Flexibilidade da Estabilidade Subjetiva e sua imbricação com a Configuração Objetiva da Demanda no Processo civil brasileiro. 2021. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O presente trabalho analisa os impactos da flexibilização subjetiva da demanda após o Código de Processo Civil de 2015, a partir do qual o paradigma da rigidez deu espaço à abertura para a adequação e flexibilidade pelos sujeitos processuais. No tema examinado, o corte metodológico se deu com vistas a estudar o ingresso de novas partes no processo em curso por iniciativa das partes originárias e dos próprios terceiros ingressantes, considerando sobretudo a perspectiva da segurança jurídica calculabilidade dos sujeitos envolvidos. Para tanto, partindo da premissa de que a modificação subjetiva pode impactar objetivamente a demanda, dado o vínculo entre as partes e a causa de pedir, isto é, a relação jurídica descrita no processo, o trabalho procurou identificar se há limitações ao ingresso de terceiros e, uma vez convolados em partes aqueles que intervêm na demanda, a medida da disponibilidade fática que se lhes permite, dialogando com a estabilidade objetiva e as preclusões dispostas pelo sistema. Nesse sentido, foram estudadas as hipóteses de sucessão processual – em suas diferentes formas, inclusive salientando as situações de vicissitudes societárias –, intervenção típica e meios atípicos de integração de terceiros à demanda, balizando o tema com a possibilidade ou não de inovação objetiva no curso do processo.
Descrição: FRAEMAM, Valquíria Maria Novaes Menezes, também é conhecida em citações bibliográficas por: MENEZES, Valquíria Maria Novaes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46585
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Valquíria Maria Novaes Menezes Fraemam .pdf866,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons