Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46726
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AZEVEDO, Janete Maria Lins de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Elaine Suane Florêncio dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T19:53:05Z | - |
dc.date.available | 2022-09-26T19:53:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Elaine Suane Florêncio dos. A política de educação infantil no município de Caruaru: avanços e desafios nos últimos 10 anos – 2009 a 2019. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46726 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa se volta para o estudo da política de Educação Infantil tendo por foco a realidade do município de Caruaru (PE) e a centralidade que essa etapa assumiu na política educacional brasileira há pouco mais de uma década, quando se reconheceu e se reafirmou, nas regulamentações, sua importância para os processos de escolarização e formação humana e se previu recursos para o seu financiamento. Considerando a responsabilidade constitucional das municipalidades com essa etapa, a pesquisa buscou tratar de seus alcances e limites por meio da análise específica da política de Educação Infantil de Caruaru, tomada como prioritária nas definições para a política educacional dos últimos dez anos, 2009 a 2019. Partiu-se do questionamento a respeito das características que vem assumindo essa política em Caruaru, tendo em vista o atendimento das crianças de zero a cinco anos enquanto direito, conforme prescrevem as regulamentações nacionais e local. Como perspectiva teórico-analítica, a pesquisa foi embasada na abordagem do Ciclo de Política de Stephen Ball e Richard Bowe, aliada a elementos da Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclough e alguns construtos de Pierre Bourdieu. A investigação, de ordem qualitativa, abarcou o mapeamento e análise da política de Educação Infantil no Brasil, de uma perspectiva histórico-analítica, como meio de contextualização do objeto, apoiado em estudo bibliográfico e análise documental. Essa última foi igualmente utilizada no exame de documentos concernentes à política de educação do município. Também foi realizado o levantamento e a análise, dos dados provenientes da realização de entrevistas semiestruturadas com professoras, gestoras e coordenadoras de unidades escolares, e com membros das equipes da Secretaria de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e. portanto, com pessoas responsáveis pela prática da política. Além disto, a observações assistemáticas por meio de pesquisa exploratória por meio de visitas as unidades escolares. O exame desses dados, a partir da análise dos discursos, permitiu a apreensão dos significados da política para atores encarregados da sua implementação, repercussões desses significados no desenvolvimento de suas ações e ainda, permitiram informações para compreensão de elementos da própria política. A análise do conjunto dos dados, entre outros elementos, apontou que a política de expansão para o atendimento das crianças em Caruaru deveu-se, sobretudo, ao programa Proinfância do governo federal, que duplicou o quantitativo de unidades educativas nos últimos dez anos, sendo, no entanto, insuficiente para atender o conjunto da demanda. Reformas procedidas em unidades antes existentes que não atendiam as exigências arquitetônicas, além do atendimento se realizar também em casas inadequadas. Uma estratégia de ampliação identificada foi o aumento de crianças por turmas, sobrecarregando as salas e os professores. Observou-se também a ausência de profissionais com formação adequada para o trabalho com os bebês, a defasagem de materiais didáticos, jogos e brinquedos, a ausência de profissionais auxiliares, profissionais de apoio, a sobrecarga de trabalho para os profissionais atuantes, a desvalorização salarial, o maior quantitativo de contratos temporários em detrimento da contratação por meio de concurso público ao longo dos dez anos, situações que explicitam divergências entre a política proposta no contexto do texto e a política vivenciada no cotidiano da prática. Por fim, os discursos mostraram que ao longo de uma década houve o fortalecimento do olhar para a criança enquanto sujeito de direito, e a defesa por uma educação pautada na integração entre o cuidar e o educar. No entanto, a perspectiva da assistência (que historicamente norteou a Educação Infantil) especialmente para os bebês, se fazia presente nos discursos das pessoas entrevistadas, bem como a concepção da pré-escola como predominantemente uma etapa de preparação para a escolarização, em contraposição às orientações mais avançadas para essa etapa que a preconizam como direito e formação humana. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação – políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação – Pernambuco - Caruaru | pt_BR |
dc.title | A política de educação infantil no município de Caruaru : avanços e desafios nos últimos 10 anos – 2009 a 2019. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2812790850478821 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2766463108709023 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research concentrates on the study of early childhood education policy, focusing on the reality of the city of Caruaru (PE) and the focal point that this educational segment took on in Brazilian educational policy in the last decade or so, when its importance for schooling and human development was recognized and reaffirmed, in regulation, and resources were provided for its financing. Taking into consideration the constitutional responsibility of the municipalities with this educational segment, this study seeks to address the scope and limits of the early childhood education polices, through the specific analysis of Caruaru's early childhood education policy, taken as a priority in the definitions for the educational policy of the last two governments of the municipality in focus. We start questioning with respect to the characteristics that this policy has been assuming in Caruaru, as per the right for childcare from ages zero to five years old, granted by national and local regulation. The theoretical-analytical perspective of the study was based on Stephen Ball and Richard Bowe's Policy Cycle approach, combined with elements of Norman Fairclough's Critical Discourse Analysis and some constructs by Pierre Bourdieu. The investigation, of a qualitative nature, encompassed the mapping and analysis of the Early Childhood Education in Brazil, from a historical-analytical perspective, as a means of contextualization of the object, supported by a bibliographic study and document analysis. That last one was also used to exam documents of the municipality’s education policy. We analyzed data from semi-structured interviews conducted with people responsible for the practice of politics, that is, teachers, managers and school units’ coordinators, as well as with team members from the Municipality ́s Office of Education and the Municipality ́s Office for Social Development and Human Rights. In addition we carried out unsystematic observations in schools, through exploratory research. The examination of the data, from discourse analysis, permitted the apprehension of the meaning of the policy for the ones in charge of its implementation, the investigation of the repercussions of these meanings in the development of their actions and also provided information to understand elements of the policy itself. The analysis of the data set, among other elements, pointed out that the expansion of the childcare policy in Caruaru was due, above all, to the federal government's Proinfância program, which doubled the number of educational units in the last ten years, being, however, insufficient to meet the total demand. The renovations of previously existing units did not meet the architectural requirements in addition to the care also being carried out in inadequate homes. An identified expansion strategy was to increase the amount of children per class, overloading classrooms and teachers. We also observed the absence of professionals with adequate training to work with babies, the lack of teaching materials, games and toys, the absence of auxiliary staff and support staff, work overload for the assigned professionals, wage devaluation and that in the last ten years there has been a greater number of temporary contracts to the detriment of contracting through public tender, these situations explain divergences between the policy proposed in the context of the text and the policy experienced in everyday life. Finally, the discourses showed that over a decade there was a strengthening of looking at the child as subject of law, entitled to rights, and the defense of an education based on the integration between care and education. However, in the perspective of assistance (which historically guided early childhood education) especially for babies, was present in discourses of the people interviewed, as well as the notion that preschool is predominantly a stage of preparation for schooling, as opposed to the more advanced orientation of this educational segment that advocate it as a right and human development process. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Elaine Suane Florêncio dos Santos.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons