Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46753
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FONTE, Eliane Maria Monteiro da | - |
dc.contributor.author | CORDEIRO, Ana Carolina Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-28T19:33:58Z | - |
dc.date.available | 2022-09-28T19:33:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-28 | - |
dc.identifier.citation | CORDEIRO. Ana Carolina Silva. Ensino Médio na Pandemia da Covid-19 em uma Escola de Referência de Recife/PE: que educação foi construída? 2022. Trabalho de Conclusão do Curso (Ciências Sociais Licenciatura). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46753 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo educativo construído durante a pandemia, nos anos de 2020 e 2021, a partir das narrativas dos docentes e discentes da EREM Jornalista Trajano Chacon, localizada em Recife/PE, selecionada como estudo de caso, e de dados sobre o contexto da educação na esfera estadual e federal. Os objetivos específicos do estudo foram analisar o que acarretaram as mudanças no formato de aula realizado durante a pandemia: na metodologia de ensino, na relação entre professor/a e aluno/a, na frequência dos/as alunos/as às aulas e na qualidade do processo educativo; investigar os desafios e as estratégias construídas pela escola para acompanhamento e avaliação do desempenho dos/as discentes, a partir das narrativas desses/as e dos/as docentes da escola acompanhada; por fim, compreender qual foi o impacto do ensino nos períodos em atividades remotas e híbridas para os/as discentes e a readaptação na volta ao ensino presencial, em meio à reforma Novo Ensino Médio. Para responder essas questões, a pesquisa conjugou revisão de literatura, análise de dados secundários, realização de entrevistas semiestruturadas, aplicação de formulário-questionário e registros da etnografia/diários de campo realizados durante os estágios-pesquisa desenvolvidos na EREM em foco. Concluiu-se que a educação construída nesse período na EREM gerou sérias consequências sobre a realidade atual dos/as discentes pelo fato de poucos estudantes terem tido acesso a uma frequência plena das aulas e pelo fato de as aulas, além de terem tido carga horária reduzida, foram realizadas de forma conteudista. Muitos/as discentes afirmaram não terem tido desenvolvido bem a aprendizagem dos conteúdos, e o ensino nesse contexto foi visto, pela maior parte dos/as interlocutores, como de baixa qualidade. Nesse sentido, é de suma importância agora entender os efeitos da falta de acesso a uma educação satisfatória para tantos/as jovens nesse período para se conseguir uma resolução adequada e a tempo, no âmbito micro e macrossocial, para que a realidade de desigualdades escolares dessa geração não gere mais desigualdades sociais. | pt_BR |
dc.format.extent | 72p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | processos de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | educação e pandemia | pt_BR |
dc.subject | avaliação escolar | pt_BR |
dc.title | Ensino Médio na Pandemia da Covid-19 em uma Escola de Referência de Recife/PE: que educação foi construída? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1670346423973126 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6737586307858036 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Sociologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DS) - Departamento de Sociologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Ciências Sociais (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ana Carolina Silva Cordeiro.pdf | 941,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons