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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46789
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Título: | Uma metodologia de projeto ótimo para perfis aerodinâmicos: aplicações aeronáuticas |
Autor(es): | LINS, Felipe Mendes de Holanda |
Palavras-chave: | Engenharia Mecânica; Otimização aerodinâmica; Parametrização de aerofólios; Aerofólios; Algoritmo genético; XFOIL |
Data do documento: | 19-Jul-2018 |
Citação: | LINS, Felipe Mendes de Holanda. Uma metodologia de projeto ótimo para perfis aerodinâmicos: aplicações aeronáuticas. 2018. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. |
Abstract: | Apresenta-se o desenvolvimento de metodologia para otimizar parametros aerodinâmicos desejados para aerofólios utilizados nas aplicações aeronáuticas que seja adaptável a outras aplicações como eólica, automobilística, dentre outras. A busca por eficiência energética e qualidade dos produtos tem levado os métodos de otimização a níveis ainda mais importantes nos problemas de engenharia. O uso de métodos adequados possibilita a melhora significativa de projetos a baixos custos. A busca das soluções ótimas é efetuada por computação evolucion ária (Algoritmo Genético) utilizando diferentes métodos de parametrização geométrica. Compara-se estes métodos avaliando quais conseguem representar corretamente os parâmetros aerodinamicos aerofólios de diferentes classes utilizando o menor número de parâmetros geométricos. Os parâmetros aerodinâmicos são determinados utilizando o software XFOIL, que resolve o escoamento no aerofólio a partir de um método de painéis, acoplando modelo invíscido com correção de camada limite. Realiza-se a integração do XFOIL com o Algoritmo Genético através do software Matlab. A metodologia mostrou- se capaz de melhorar significativamente os parametros aerodinâmicos desejados a baixos custos computacionais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46789 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
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