Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46863
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BUENO, José Maurício Haas | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Thaíssy dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-04T16:37:28Z | - |
dc.date.available | 2022-10-04T16:37:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Thaíssy dos Santos. Competências emocionais, alterações de humor e crenças de eficácia em professores do ensino público. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46863 | - |
dc.description.abstract | As diversas mudanças sociais e comportamentais vividas atualmente sugerem a necessidade de uma reflexão sobre o sistema educacional vigente no Brasil, reforçando o papel social das escolas na formação de seus educandos para o exercício da cidadania. Percebe-se um progressivo interesse na investigação do papel das emoções no processo de ensino e aprendizagem e para o sucesso nas relações interpessoais, cujos avanços propiciam maior compreensão das variáveis que influenciam a aprendizagem e o desenvolvimento de programas de intervenção para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de todos os atores envolvidos nesse processo. Os professores são alguns dos principais agentes práticos na promoção de conhecimentos cognitivos e comportamentais. Eles carecem de muitas competências emocionais que auxiliam a gerir as situações que os rodeiam e a transmitir segurança e confiança aos seus alunos, independente da disciplina ministrada. No entanto, as pesquisas têm focado mais nas competências socioemocionais dos alunos do que na dos professores. Nesse sentido, a presente pesquisa se deteve no lado menos estudado, partindo do questionamento de como as competências emocionais dos professores impactam a forma como ele lida tanto com suas próprias emoções e estados de humor, quanto com as crenças sobre suas próprias competências para ensinar. O objetivo do presente trabalho foi avaliar as relações entre a inteligência emocional, as alterações de humor ao longo do ano e as crenças de eficácia de professores da Rede Pública de Ensino de Pernambuco. A amostra foi composta por 51 participantes, professores do ensino público de Pernambuco, que responderam os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Inventário de Competências Emocionais (ICE-R), Crenças de Eficácia de Professores e Medidor de Humor (Mood-Meter). Com vistas a alcançar os objetivos propostos, foram realizados os cálculos dos coeficientes de correlação de Pearson. Foi encontrado um padrão de correlações positivas e significativas entre inteligência emocional, autoeficácia e humor dos professores ao longo do ano letivo. A inteligência emocional se associou a sentimentos mais positivos no início do ano, maiores níveis de energia no final do ano e com ambos (sentimentos positivos e maior nível de energia) ao longo da pandemia. As crenças de autoeficácia também se associaram a sentimentos mais positivos e maior nível de energia em todas as condições (início do ano, final do ano e em ano de pandemia). Discute-se os significados dessas associações bem como suas implicações para o desenvolvimento de programas de intervenção em habilidades socioemocionais para professores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Inteligência emocional | pt_BR |
dc.subject | Emoções e cognição | pt_BR |
dc.subject | Humor | pt_BR |
dc.subject | Professores – Autoeficácia | pt_BR |
dc.title | Competências emocionais, alterações de humor e crenças de eficácia em professores do ensino público | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5495694021294020 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8234468186786568 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | The various social and behavioral changes currently experienced suggest the need for a reflection on the current educational system in Brazil, reinforcing the social role of schools in the training of their students for the exercise of citizenship. There is a growing interest in investigating the role of emotions in the teaching and learning process and for success in interpersonal relationships, whose advances provide a greater understanding of the variables that influence learning and the development of intervention programs for the development of socio-emotional skills of all the actors involved in this process. Teachers are some of the main practical agents in promoting cognitive and behavioral knowledge. They lack many emotional skills that help to manage the situations around them and to convey security and confidence to their students, regardless of the subject taught. However, research has focused more on students' socio-emotional skills than on teachers'. In this sense, the present research focused on the less studied side, starting from the question of how the emotional competences of teachers impact the way they deal both with their own emotions and mood states, as well as with the beliefs about their own teaching competences. The objective of the present study was to evaluate the relationships between emotional intelligence, mood swings throughout the year and the beliefs of effectiveness of teachers from the Public Education Network of Pernambuco. The sample consisted of 51 participants, teachers from public schools in Pernambuco, who answered the following instruments: Sociodemographic Questionnaire, Inventory of Emotional Competencies (ICE-R), Teacher Efficacy Beliefs and Mood Meter (Mood-Meter). In order to achieve the proposed objectives, calculations of Pearson's correlation coefficients were performed. A pattern of positive and significant correlations was found between teachers' emotional intelligence, self-efficacy and mood throughout the school year. Emotional intelligence was associated with more positive feelings at the beginning of the year, higher energy levels at the end of the year, and with both (positive feelings and higher energy level) throughout the pandemic. Self-efficacy beliefs were also associated with more positive feelings and a higher level of energy in all conditions (beginning of the year, end of the year and in a pandemic year). The meanings of these associations are discussed, as well as their implications for the development of intervention programs in socio-emotional skills for teachers. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Thaissy dos Santos Nascimento.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons