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Título : Competências emocionais, alterações de humor e crenças de eficácia em professores do ensino público
Autor : NASCIMENTO, Thaíssy dos Santos
Palabras clave : Psicologia cognitiva; Inteligência emocional; Emoções e cognição; Humor; Professores – Autoeficácia
Fecha de publicación : 1-abr-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : NASCIMENTO, Thaíssy dos Santos. Competências emocionais, alterações de humor e crenças de eficácia em professores do ensino público. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : As diversas mudanças sociais e comportamentais vividas atualmente sugerem a necessidade de uma reflexão sobre o sistema educacional vigente no Brasil, reforçando o papel social das escolas na formação de seus educandos para o exercício da cidadania. Percebe-se um progressivo interesse na investigação do papel das emoções no processo de ensino e aprendizagem e para o sucesso nas relações interpessoais, cujos avanços propiciam maior compreensão das variáveis que influenciam a aprendizagem e o desenvolvimento de programas de intervenção para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de todos os atores envolvidos nesse processo. Os professores são alguns dos principais agentes práticos na promoção de conhecimentos cognitivos e comportamentais. Eles carecem de muitas competências emocionais que auxiliam a gerir as situações que os rodeiam e a transmitir segurança e confiança aos seus alunos, independente da disciplina ministrada. No entanto, as pesquisas têm focado mais nas competências socioemocionais dos alunos do que na dos professores. Nesse sentido, a presente pesquisa se deteve no lado menos estudado, partindo do questionamento de como as competências emocionais dos professores impactam a forma como ele lida tanto com suas próprias emoções e estados de humor, quanto com as crenças sobre suas próprias competências para ensinar. O objetivo do presente trabalho foi avaliar as relações entre a inteligência emocional, as alterações de humor ao longo do ano e as crenças de eficácia de professores da Rede Pública de Ensino de Pernambuco. A amostra foi composta por 51 participantes, professores do ensino público de Pernambuco, que responderam os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Inventário de Competências Emocionais (ICE-R), Crenças de Eficácia de Professores e Medidor de Humor (Mood-Meter). Com vistas a alcançar os objetivos propostos, foram realizados os cálculos dos coeficientes de correlação de Pearson. Foi encontrado um padrão de correlações positivas e significativas entre inteligência emocional, autoeficácia e humor dos professores ao longo do ano letivo. A inteligência emocional se associou a sentimentos mais positivos no início do ano, maiores níveis de energia no final do ano e com ambos (sentimentos positivos e maior nível de energia) ao longo da pandemia. As crenças de autoeficácia também se associaram a sentimentos mais positivos e maior nível de energia em todas as condições (início do ano, final do ano e em ano de pandemia). Discute-se os significados dessas associações bem como suas implicações para o desenvolvimento de programas de intervenção em habilidades socioemocionais para professores.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46863
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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