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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46937
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Título: | Simulação multicorpos da suspensão de uma motocicleta |
Autor(es): | SILVA, Elizabeth Lopes |
Palavras-chave: | Engenharia Mecânica; Modelos não lineares; Motocicleta; Suspensão; Multicorpos; Metodologia |
Data do documento: | 17-Dez-2018 |
Citação: | SILVA, Elizabeth Lopes. Simulação multicorpos da suspensão de uma motocicleta. 2018. 82 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. |
Abstract: | Buscando uma alternativa ao transporte público e ao intenso tráfego, a procura por motocicletas tem crescido e assim a indústria tem se preocupado cada vez mais em conhecer melhor a dinâmica da motocicleta. Dentro dos diversos elementos que com- põe, a suspensão é de fundamental importância para o conforto e segurança dos usu- ários. Graças ao significativo avanço da computação, modelos cada vez mais próxi- mos do mundo real têm sido utilizados para realizar o estudo do comportamento dinâ- mico dos veículos. Assim, o presente trabalho tem o intuito de verificar a importância da não linearidade no estudo do comportamento dinâmico de suspensão de motoci- cletas. Modelos lineares com um, dois e quatro graus de liberdade foram construídos baseados em Cossalter (2006) e simulados com o auxílio do software Matlab e Ansys e modelos não lineares com dois e quatro graus de liberdade no ambiente multicorpos, dentro do software Ansys. Modelos não lineares baseados em simulação multicorpos são mais precisos, mas muito mais caros computacionalmente e demandam software especializado, enquanto que modelos lineares simplificados podem ser implementa- dos facilmente em uma linguagem como Matlab e são executados muito rapidamente. Neste trabalho procurou-se avaliar se o custo extra associado aos modelos mais so- fisticados é justificado tendo em vista os ganhos na qualidade dos resultados de si- mulação. Os resultados obtidos através dos dois modelos foram comparados, avali- ando seu comportamento deles. O comportamento da suspensão foi avaliado através de simulações computacionais em uma pista virtual simulando uma lombada e um degrau. As simulações foram realizadas para diferentes velocidades de avanço para verificar o comportamento dos modelos em relação a diferentes níveis de excitação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46937 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
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