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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Flavio José da-
dc.contributor.authorSANTOS, Mayara Vasconcelos-
dc.date.accessioned2022-10-06T22:39:13Z-
dc.date.available2022-10-06T22:39:13Z-
dc.date.issued2018-09-21-
dc.date.submitted2022-10-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Mayara Vasconcelos. Contribuição a um projeto, construção e validação de um abrasômetro roda de borracha: configuração vertical/horizontal. 2018. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46945-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a contribuição a um projeto de construção e a metodologia de validação de um abrasômetro roda de borracha com duas configurações: vertical e horizontal. Para isso, foi tomando como base a norma ASTM G65-00 para a configuração vertical e o modelo proposto por Hutchings e Stevenson (1996) para a configuração horizontal. A metodologia seguiu as seguintes etapas: planejamento do projeto, testes de validação e análise dos mecanismos de desgaste por abrasão. O planejamento do projeto seguiu o proposto por Figueiredo Neto (2017), que fez a união entre os dois modelos supracitados. Para validação do equipamento foram ensaiadas amostras dos aços AISI H-13 e AISI D-2 com parâmetros de teste e procedimento também especificados pela norma ASTM G65- 00. Algumas dessas amostras tiveram as marcas de desgaste avaliadas em microscópio eletrônico de varredura para entender como o material é removido no processo de desgaste abrasivo. Os resultados da taxa de desgaste abrasivo do aço AISI H-13 obtidos no equipamento em sua configuração vertical se mostraram satisfatórios em comparação com a norma e com resultados obtidos em outros equipamentos existentes, o que confirma a validação do equipamento. Além disso, a variação dos parâmetros de teste mostrou que o aço AISI D-2 é mais sensível à variação da dureza, que a variação de carga afetou o aço AISI H-13 de maneira inesperada e que a variação na vazão da areia abrasiva causou pouco efeito na taxa de desgaste abrasivo dos dois tipos de materiais. Por fim, as análises das marcas de desgaste mostraram que os mecanismos de desgaste abrasivo que ocorrem nos ensaios utilizando o abrasômetro roda de borracha transitam de microindentações para o microcorte/microsulcamento.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectDesgaste abrasivopt_BR
dc.subjectAbrasômetropt_BR
dc.subjectRoda de borrachapt_BR
dc.subjectTeste de desgastept_BR
dc.titleContribuição a um projeto, construção e validação de um abrasômetro roda de borracha : configuração vertical/horizontalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2569114755496581pt_BR
dc.description.abstractxThis work shows the contribution to a construction project and the validation methodology of a rubber wheel abrasion test equipment with two configurations: vertical and horizontal. It was based on the ASTM G65-00 standard for the vertical configuration and in the model proposed by Hutchings and Stevenson (1996) for the horizontal configuration. The methodology followed this phases: project planning, validation tests and analysis of mechanisms of abrasion wear. The project planning followed the one proposed by Figueiredo Neto (2017) who did the union between both configuration above mentioned. For the equipment validation specimen of the AISI H-13 and AISI D-2 steel were tested with test parameters and procedures also specified by the ASTM G65-00 standard. Some of this specimen had the wear scar evaluated by a scanning electron microscopy to know how the material is removed in the abrasion wear processes. The steel AISI H-13 abrasive wear rates obtained with the equipment in it vertical configuration were satisfactory in comparison with the standard and with results obtained in others equipment, which confirms the validation of the equipment. Besides that, the test parameters variation showed that the AISI D- 2 steel is more sensitive to the material hardness variation; the load variation affected the AISI H-13 steel unexpectedly and the abrasive sand flow variation caused little effect in the abrasive wear rate in both materials type. Finally, the wear scars analysis showed that the abrasion wear mechanisms which occur in tests using this kind of rubber wheel abrasion test equipment transits of indentation to micro- cuttings/plowing.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Mecânica



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