Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46945

Comparte esta pagina

Título : Contribuição a um projeto, construção e validação de um abrasômetro roda de borracha : configuração vertical/horizontal
Autor : SANTOS, Mayara Vasconcelos
Palabras clave : Engenharia Mecânica; Desgaste abrasivo; Abrasômetro; Roda de borracha; Teste de desgaste
Fecha de publicación : 21-sep-2018
Citación : SANTOS, Mayara Vasconcelos. Contribuição a um projeto, construção e validação de um abrasômetro roda de borracha: configuração vertical/horizontal. 2018. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumen : Este trabalho apresenta a contribuição a um projeto de construção e a metodologia de validação de um abrasômetro roda de borracha com duas configurações: vertical e horizontal. Para isso, foi tomando como base a norma ASTM G65-00 para a configuração vertical e o modelo proposto por Hutchings e Stevenson (1996) para a configuração horizontal. A metodologia seguiu as seguintes etapas: planejamento do projeto, testes de validação e análise dos mecanismos de desgaste por abrasão. O planejamento do projeto seguiu o proposto por Figueiredo Neto (2017), que fez a união entre os dois modelos supracitados. Para validação do equipamento foram ensaiadas amostras dos aços AISI H-13 e AISI D-2 com parâmetros de teste e procedimento também especificados pela norma ASTM G65- 00. Algumas dessas amostras tiveram as marcas de desgaste avaliadas em microscópio eletrônico de varredura para entender como o material é removido no processo de desgaste abrasivo. Os resultados da taxa de desgaste abrasivo do aço AISI H-13 obtidos no equipamento em sua configuração vertical se mostraram satisfatórios em comparação com a norma e com resultados obtidos em outros equipamentos existentes, o que confirma a validação do equipamento. Além disso, a variação dos parâmetros de teste mostrou que o aço AISI D-2 é mais sensível à variação da dureza, que a variação de carga afetou o aço AISI H-13 de maneira inesperada e que a variação na vazão da areia abrasiva causou pouco efeito na taxa de desgaste abrasivo dos dois tipos de materiais. Por fim, as análises das marcas de desgaste mostraram que os mecanismos de desgaste abrasivo que ocorrem nos ensaios utilizando o abrasômetro roda de borracha transitam de microindentações para o microcorte/microsulcamento.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46945
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Mecânica



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons