Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46947

Compartilhe esta página

Título: Análise numérica de Ciclos Rankine Orgânicos Regenerativos com até 4 extrações
Autor(es): SOUZA, Sandino Lamarca Santos
Palavras-chave: Engenharia Mecânica; Ciclo Rankine Orgânico Regenerativo; Fluido refrigerante R134a; Central termoelétrica; Eficiência
Data do documento: 6-Jun-2018
Citação: SOUZA, Sandino Lamarca Santos. Análise numérica de Ciclos Rankine Orgânicos Regenerativos com até 4 extrações. 2018. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: O presente trabalho demonstra a análise numérica de ciclos regenerativos em centrais termoelétricas, objetivando o uso em usina termoelétrica. Foram realizadas simulações de um ciclo regenerativo orgânico com até 4 extrações da turbina, a fim de analisar o comportamento da eficiência máxima. Foi utilizado o fluido orgânico R134a, fluido para temperaturas baixas. Foram realizados testes para as temperaturas de evaporação entre 60 oC e 100 oC, e utilizadas temperaturas de superaquecimento de 120 oC, 140 oC, 160 oC, 180 oC, 200 oC e 300 oC. Assim, foi possível obter o comportamento do trabalho por unidade de massa na eficiência máxima, as suas pressões e os valores eficiência máxima em função do número de extrações da turbina, temperatura de superaquecimento e temperatura de evaporação. Para os cálculos foi utilizado o software Engineering Equation Solver (EES) e Excel para a análise dos dados obtidos. Com esta análise, concluiu-se que a eficiência aumenta com o aumento da temperatura de evaporação e do número de extrações, entretanto diminui com o aumento da temperatura de superaquecimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46947
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons