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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46956
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | HENRIQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte | - |
dc.contributor.author | SANTOS NETO, Antônio Rodrigues dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T12:19:06Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07T12:19:06Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-06 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS NETO, Antônio Rodrigues dos. Análise termodinâmica do uso de armazenamento de energia mecânica (CAE) para gerenciamento da turboalimentação em MCI. 2019. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46956 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é analisar a aplicação dos conceitos de armazenamento de energia por ar comprimido (CAES, na sigla em inglês) para realizar o gerenciamento energético dos sistemas de turboalimentação, que são adicionados aos motores de combustão interna com o intuito de recuperar parte da energia dos gases de escape. Para verificar a viabilidade da aplicação do sistema CAES, foi desenvolvido um modelo computacional 1-D no software GT-POWER tendo como base o modelo 1-D de um motor turboalimentado previamente elaborado. Através dos resultados das simulações numéricas, foram levantadas curvas dos principais parâmetros de desempenho dos motores em função da rotação. Essas curvas são comparadas entre o modelo 1-D do motor base e o modelo de motor com o sistema CAES. Além disso, alguns estudos transientes foram conduzidos com a finalidade de estudar o efeito do sistema CAES sobre a resposta transitória do turbocompressor em algumas rotações do motor. Por fim, foi realizado um estudo onde o volume do reservatório é variado e os parâmetros de desempenho dos motores são avaliados. Os resultados mostraram que o sistema CAES tem uma influência significativa sobre os parâmetros de desempenho quando o motor opera em rotações menores que 1500 RPM. | pt_BR |
dc.format.extent | 67p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Armazenamento de energia | pt_BR |
dc.subject | Motores de combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros de desempenho | pt_BR |
dc.subject | Simulação numérica | pt_BR |
dc.subject | Turboalimentação | pt_BR |
dc.title | Análise termodinâmica do uso de armazenamento de energia mecânica (CAE) para gerenciamento da turboalimentação em MCI | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1231713470963755 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5940127221480832 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this work is to analyze the application of the concepts of energy storage by compressed air (CAES) to realize the energy management of the turbocharging systems, which are added to the internal combustion engines with the intention of recovering part of the of exhaust gas. To verify the feasibility of applying the CAES system, a 1-D computational model was developed in the GT-POWER software based on the 1-D model of a turbocharged engine previously developed. Through the results of the numerical simulations, curves of the main performance parameters of the motors were plotted as a function of the rotation. These curves are compared between the 1-D model of the base motor and the motor model with the CAES system. In addition, some transient studies were conducted with the purpose of studying the effect of the CAES system on the transient response of the turbocharger at some engine revs. Finally, a study was carried out where the volume of the reservoir is varied and the performance parameters of the engines are evaluated. The results showed that the CAES system has a significant influence on the performance parameters when the engine operates at speeds lower than 1500 RPM. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ANTÔNIO RODRIGUES DOS SANTOS NETO-ANÁLISE TERMODIN MICA DO USO DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA MEC NICA (CAE) PARA GERENCIAMENTO DA TURBOALIMENTAÇÃO EM MCI.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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