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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46956

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHENRIQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte-
dc.contributor.authorSANTOS NETO, Antônio Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2022-10-07T12:19:06Z-
dc.date.available2022-10-07T12:19:06Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.date.submitted2022-10-06-
dc.identifier.citationSANTOS NETO, Antônio Rodrigues dos. Análise termodinâmica do uso de armazenamento de energia mecânica (CAE) para gerenciamento da turboalimentação em MCI. 2019. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46956-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar a aplicação dos conceitos de armazenamento de energia por ar comprimido (CAES, na sigla em inglês) para realizar o gerenciamento energético dos sistemas de turboalimentação, que são adicionados aos motores de combustão interna com o intuito de recuperar parte da energia dos gases de escape. Para verificar a viabilidade da aplicação do sistema CAES, foi desenvolvido um modelo computacional 1-D no software GT-POWER tendo como base o modelo 1-D de um motor turboalimentado previamente elaborado. Através dos resultados das simulações numéricas, foram levantadas curvas dos principais parâmetros de desempenho dos motores em função da rotação. Essas curvas são comparadas entre o modelo 1-D do motor base e o modelo de motor com o sistema CAES. Além disso, alguns estudos transientes foram conduzidos com a finalidade de estudar o efeito do sistema CAES sobre a resposta transitória do turbocompressor em algumas rotações do motor. Por fim, foi realizado um estudo onde o volume do reservatório é variado e os parâmetros de desempenho dos motores são avaliados. Os resultados mostraram que o sistema CAES tem uma influência significativa sobre os parâmetros de desempenho quando o motor opera em rotações menores que 1500 RPM.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectArmazenamento de energiapt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectParâmetros de desempenhopt_BR
dc.subjectSimulação numéricapt_BR
dc.subjectTurboalimentaçãopt_BR
dc.titleAnálise termodinâmica do uso de armazenamento de energia mecânica (CAE) para gerenciamento da turboalimentação em MCIpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1231713470963755pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5940127221480832pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this work is to analyze the application of the concepts of energy storage by compressed air (CAES) to realize the energy management of the turbocharging systems, which are added to the internal combustion engines with the intention of recovering part of the of exhaust gas. To verify the feasibility of applying the CAES system, a 1-D computational model was developed in the GT-POWER software based on the 1-D model of a turbocharged engine previously developed. Through the results of the numerical simulations, curves of the main performance parameters of the motors were plotted as a function of the rotation. These curves are compared between the 1-D model of the base motor and the motor model with the CAES system. In addition, some transient studies were conducted with the purpose of studying the effect of the CAES system on the transient response of the turbocharger at some engine revs. Finally, a study was carried out where the volume of the reservoir is varied and the performance parameters of the engines are evaluated. The results showed that the CAES system has a significant influence on the performance parameters when the engine operates at speeds lower than 1500 RPM.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



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