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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46956

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Título: Análise termodinâmica do uso de armazenamento de energia mecânica (CAE) para gerenciamento da turboalimentação em MCI
Autor(es): SANTOS NETO, Antônio Rodrigues dos
Palavras-chave: Engenharia Mecânica; Armazenamento de energia; Motores de combustão interna; Parâmetros de desempenho; Simulação numérica; Turboalimentação
Data do documento: 11-Jul-2019
Citação: SANTOS NETO, Antônio Rodrigues dos. Análise termodinâmica do uso de armazenamento de energia mecânica (CAE) para gerenciamento da turboalimentação em MCI. 2019. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar a aplicação dos conceitos de armazenamento de energia por ar comprimido (CAES, na sigla em inglês) para realizar o gerenciamento energético dos sistemas de turboalimentação, que são adicionados aos motores de combustão interna com o intuito de recuperar parte da energia dos gases de escape. Para verificar a viabilidade da aplicação do sistema CAES, foi desenvolvido um modelo computacional 1-D no software GT-POWER tendo como base o modelo 1-D de um motor turboalimentado previamente elaborado. Através dos resultados das simulações numéricas, foram levantadas curvas dos principais parâmetros de desempenho dos motores em função da rotação. Essas curvas são comparadas entre o modelo 1-D do motor base e o modelo de motor com o sistema CAES. Além disso, alguns estudos transientes foram conduzidos com a finalidade de estudar o efeito do sistema CAES sobre a resposta transitória do turbocompressor em algumas rotações do motor. Por fim, foi realizado um estudo onde o volume do reservatório é variado e os parâmetros de desempenho dos motores são avaliados. Os resultados mostraram que o sistema CAES tem uma influência significativa sobre os parâmetros de desempenho quando o motor opera em rotações menores que 1500 RPM.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46956
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



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