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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47085

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Título: Simulação via GT-POWER do armazenamento de energia mecânica em motores de combustão interna sob condições de ciclos de teste padrão EPA
Autor(es): LIRA JUNIOR, Paulo Henrique de
Palavras-chave: Engenharia Mecânica; Motores de combustão interna; Tubocompressor; GT-POWER; Sistema integrado; Emissões; Consumo de combustível
Data do documento: 12-Dez-2019
Citação: LIRA JÚNIOR, Paulo Henrique de. Simulação via GT-POWER do armazenamento de energia mecânica em motores de combustão interna sob condições de ciclos de teste padrão EPA. 2019. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Os motores de combustão interna são os principais responsáveis pela poluição do ar nas grandes metrópoles. A constituição típica dos gases de escape de um motor movido a gasolina inclui gases considerados poluentes, tais como CO, HC e NOx. Um outro componente encontrado é o CO2 que, embora inerte, é responsável direto pelo aquecimento global, sendo um dos gases que a indústria automobilística busca reduzir a quantidade de emissão, desenvolvendo pesquisas e novas tecnologias. Uma das maneiras mais eficazes de reduzir o consumo e, consequentemente, o índice de emissões de poluentes é diminuir a cilindrada e, por vezes, o número de cilindros (downsizing), o que reduz as perdas por atrito e resulta em menos peças móveis e perdas térmicas, e quando aplicados em motores com sobrealimentação (turbocompressor), podem apresentar um aumento da potência quando comparado com motores naturalmente aspirados. Um ponto importante em motores turboalimentados reside sobre o efeito de turbolag, o qual pode ser minimizado através do uso de um sistema de armazenamento de energia. Nesse contexto, o presente trabalho realiza uma simulação em sistema integrado, via GT-POWER, de um motor turboalimentado, downsized, modelo E-torQ EVO 1.6L 16V, dotado de um sistema de armazenamento de energia mecânica, sob a forma de ar comprimido (CAES) em condições de ciclo de direção padronizado (EPA 5 ciclos) com intuito de mensurar os níveis de emissões e consumo de combustível ao longo do teste e comparar o seu desempenho com um mesmo motor desprovido de um sistema de armazenamento de energia submetido ao mesmo ciclo de direção. Os resultados indicam que a utilização de um sistema de armazenamento de energia pouco contribui com melhorias no desempenho do veículo, consumo e nível de emissão de poluentes, isso porque durante a maior parte do tempo durante o ciclo de direção, o sistema encontra-se em um estado de reserva de energia, não utilizando-a de forma relevante no auxílio de gerenciamento do turbocompressor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47085
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



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