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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47146

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUERRERO, Jorge Recarte Henriquez-
dc.contributor.authorMARTINS, FELIPE Bezerra-
dc.date.accessioned2022-10-19T22:58:52Z-
dc.date.available2022-10-19T22:58:52Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.date.submitted2022-10-19-
dc.identifier.citationMARTINS, Felipe Bezerra. Análise de consumo de coletor de admissão de geometria variável por cadeia cinemática no GT-Power. 2019. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47146-
dc.description.abstractOs automóveis movidos a motores de combustão interna estão presentes em grande escala no dia a dia, transportando pessoas e cargas ao custo de energia na forma de combustíveis e emissão de poluentes sendo de grande interesse o aumento de eficiência dos motores. Um estudo do consumo para condições reais de uso é desenvolvido para complementar o trabalho realizado por Silva (2019) onde propôs um coletor de geometria variável para melhorar a performance do motor ao longo de todo seu alcance de velocidades de rotação, utilizando o software GT-Power e suas ferramentas de otimização para maximizar a eficiência volumétrica para diferentes velocidades do motor em condição de plena carga. Uma simulação da cadeia cinemática de um automóvel foi realizada no software GT-Power para os motores com o coletor de geometria variável e original definidos através de seus mapas de performance mecânica para condições de uso definidas por curvas de velocidades padrão do teste de consumo EPA 5 Ciclos. O resultado observado foi uma redução na economia de combustível, dada pela distância percorrida por volume de combustível consumido, ao se utilizar o coletor de geometria variável. Uma redução de 0,62% para ciclos de condução urbana, 0,44% para condução rural e 0,51% para condução urbana e rural combinada.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectColetor de admissão de geometria variávelpt_BR
dc.subjectGT-Powerpt_BR
dc.titleAnálise de consumo de coletor de admissão de geometria variável por cadeia cinemática no GT-Powerpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6129506437474224pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5940127221480832pt_BR
dc.description.abstractxAutomobiles driven by internal combustion engines are present on a large scale on a daily basis, transporting people and cargo at the cost of energy in the form of fuel and emission of pollutants, being the increase of the engine’s efficiency of great interest. A consumption study for actual conditions of use is developed to complement the work done by Silva (2019) where it proposed a variable length intake manifold to improve engine performance throughout its range of rotation speeds, using the software GT-Power and its optimization tools to maximize volumetric efficiency for different engine speeds in full load condition. A driveline simulation of an automobile was performed on the GT-Power software for engines with the original and variable length intake manifolds defined through their mechanical performance maps for conditions of use defined by standard velocity curves of the test EPA consumption 5 Cycles. The observed result was a reduction in fuel economy, given by the distance covered by the volume of fuel consumed, when using the variable geometry collector, a reduction of 0.62% for urban driving cycles, 0.44% for driving and 0.51% for combined urban and rural driving.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



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