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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47146

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Título : Análise de consumo de coletor de admissão de geometria variável por cadeia cinemática no GT-Power
Autor : MARTINS, FELIPE Bezerra
Palabras clave : Engenharia Mecânica; Motores de combustão interna; Coletor de admissão de geometria variável; GT-Power
Fecha de publicación : 19-jun-2019
Citación : MARTINS, Felipe Bezerra. Análise de consumo de coletor de admissão de geometria variável por cadeia cinemática no GT-Power. 2019. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Os automóveis movidos a motores de combustão interna estão presentes em grande escala no dia a dia, transportando pessoas e cargas ao custo de energia na forma de combustíveis e emissão de poluentes sendo de grande interesse o aumento de eficiência dos motores. Um estudo do consumo para condições reais de uso é desenvolvido para complementar o trabalho realizado por Silva (2019) onde propôs um coletor de geometria variável para melhorar a performance do motor ao longo de todo seu alcance de velocidades de rotação, utilizando o software GT-Power e suas ferramentas de otimização para maximizar a eficiência volumétrica para diferentes velocidades do motor em condição de plena carga. Uma simulação da cadeia cinemática de um automóvel foi realizada no software GT-Power para os motores com o coletor de geometria variável e original definidos através de seus mapas de performance mecânica para condições de uso definidas por curvas de velocidades padrão do teste de consumo EPA 5 Ciclos. O resultado observado foi uma redução na economia de combustível, dada pela distância percorrida por volume de combustível consumido, ao se utilizar o coletor de geometria variável. Uma redução de 0,62% para ciclos de condução urbana, 0,44% para condução rural e 0,51% para condução urbana e rural combinada.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47146
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Mecânica



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