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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4716
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Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Rörh, Ferndinand | pt_BR |
| dc.contributor.author | Yvette Cavalcanti Ribeiro Coutinho, Sheyla | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:22:27Z | - |
| dc.date.available | 2014-06-12T17:22:27Z | - |
| dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | Yvette Cavalcanti Ribeiro Coutinho, Sheyla; Rörh, Ferndinand. Concepção hermenêutica da educação : uma leitura a partir do pensamento de Hans-Georg Gadamer. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4716 | - |
| dc.description.abstract | Esta dissertação objetiva apresentar as possibilidades educativas encontradas na Filosofia Hermenêutica de Hans-Georg Gadamer as quais estão reunidas em dois focos principais de análise: a dimensão ético-ontológica e a dimensão pedagógico-epistemológica. A potencialidade compreensiva que a hermenêutica advoga torna-se fecunda ao contexto educacional, seja no sentido de recorrer a uma ética universal e a uma progressiva interconvivência planetária ou mesmo quando se detém à dimensão pedagógico-epistemológica. Nesses dois fios de trabalho a hermenêutica gadameriana sugere ricas contribuições para uma pedagogia propriamente humanizada (referente à condição humana de Dasein a partir da perspectiva heideggeriana), questionando o reducionismo cientificista da racionalidade técnico-instrumental. No desenvolvimento da pesquisa, conferimos as relações, aproximações e possibilidades existentes entre determinados conceitos da Filosofia Hermenêutica formação; jogo; pré-conceitos e círculo hermenêutico; história efeitual; diálogo; primazia da pergunta; fusão de horizontes e a Pedagogia/Teoria educativa. Apresentamos, também, uma concepção de professor-educador; planejamento, currículo e pesquisa sob a ótica das reflexões colhidas na filosofia hermenêutica. Para mais, consideramos o que seria a meta educativa para a filosofia de Hans-Georg Gadamer | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Conceitos e Definições | pt_BR |
| dc.subject | Hermenêutica filosófica | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.title | Concepção hermenêutica da educação : uma leitura a partir do pensamento de Hans-Georg Gadamer | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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