Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4716
Share on
| Title: | Concepção hermenêutica da educação : uma leitura a partir do pensamento de Hans-Georg Gadamer |
| Authors: | Yvette Cavalcanti Ribeiro Coutinho, Sheyla |
| Keywords: | Conceitos e Definições; Hermenêutica filosófica; Educação |
| Issue Date: | 2005 |
| Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
| Citation: | Yvette Cavalcanti Ribeiro Coutinho, Sheyla; Rörh, Ferndinand. Concepção hermenêutica da educação : uma leitura a partir do pensamento de Hans-Georg Gadamer. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. |
| Abstract: | Esta dissertação objetiva apresentar as possibilidades educativas encontradas na Filosofia Hermenêutica de Hans-Georg Gadamer as quais estão reunidas em dois focos principais de análise: a dimensão ético-ontológica e a dimensão pedagógico-epistemológica. A potencialidade compreensiva que a hermenêutica advoga torna-se fecunda ao contexto educacional, seja no sentido de recorrer a uma ética universal e a uma progressiva interconvivência planetária ou mesmo quando se detém à dimensão pedagógico-epistemológica. Nesses dois fios de trabalho a hermenêutica gadameriana sugere ricas contribuições para uma pedagogia propriamente humanizada (referente à condição humana de Dasein a partir da perspectiva heideggeriana), questionando o reducionismo cientificista da racionalidade técnico-instrumental. No desenvolvimento da pesquisa, conferimos as relações, aproximações e possibilidades existentes entre determinados conceitos da Filosofia Hermenêutica formação; jogo; pré-conceitos e círculo hermenêutico; história efeitual; diálogo; primazia da pergunta; fusão de horizontes e a Pedagogia/Teoria educativa. Apresentamos, também, uma concepção de professor-educador; planejamento, currículo e pesquisa sob a ótica das reflexões colhidas na filosofia hermenêutica. Para mais, consideramos o que seria a meta educativa para a filosofia de Hans-Georg Gadamer |
| URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4716 |
| Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| arquivo5829_1.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License

