Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47172

Compartilhe esta página

Título: O ensino do balé clássico na cidade de Bom Jardim : um estudo de caso no distrito de Umari
Autor(es): Lopes da Silva, Glauciane
Palavras-chave: Balé Clássico; Dança; Formação; Bom Jardim; Umari
Data do documento: 14-Dez-2021
Citação: LOPES DA SILVA, Glauciane. O ensino do balé clássico na cidade de Bom Jardim : um estudo de caso no distrito de Umari. Orientador Diogo Lins de Lima. 2021. 38p. TCC (Graduação) – Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Esta pesquisa tem o objetivo de refletir a importância do ensino do balé clássico como lugar de formação cidadã na cidade de Bom Jardim, no Agreste Setentrional de Pernambuco. A inserção da dança clássica nesta cidade ocorreu no ano de 2008, período em que a bailarina e professora Kyria Kelysa dos Anjos Lima Neves Sales, principal responsável por esse movimento de inserção e disseminação do balé na cidade, foi convidada para ser professora em uma escola de Bom Jardim. O estudo de caso é a base metodológica desta pesquisa, para a coleta de informações foi realizada entrevistas com alguns educadores da cidade, além de Kyria Kelysa. A fundamentação teórica é composta de autores da Dança, Isabel Marques (2010), Neila Baldi (2017) e da Educação, Paulo Freire (1996). Destaca-se como resultados da pesquisa o registro histórico da primeira pessoa a inserir a dança clássica na cidade, o mapeamento de professores que trabalham com o balé e a importância da formação emdança como umfatorrelevante para o professor de balé nos dias atuais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47172
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1640963297169_GLAUCIANE LOPES DA SILVA_Versão Final.pdf726,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons