Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47191

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Diogo Lins de-
dc.contributor.authorCUNHA, Ana Beatriz Vieira da-
dc.date.accessioned2022-10-21T15:12:39Z-
dc.date.available2022-10-21T15:12:39Z-
dc.date.issued2022-05-16-
dc.date.submitted2022-10-15-
dc.identifier.citationCUNHA, Ana Beatriz Vieira da. O método Montessori na perspectiva do ensino de dança: uma proposta para o balé clássico. Orientador: Diogo Lins de Lima, 2022, 49 p. TCC (Graduação) – Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47191-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é investigar as contribuições do Método Montessori para o ensino do balé clássico infantil. Desse modo, pretende-se viabilizar novas metodologias a serem trabalhadas além da técnica de Dança. Para tanto, explanamos o Método Montessori na perspectiva do balé infantil. A metodologia da pesquisa consiste no estudo de caso, cuja prática docente da autora é a centralidade das reflexões, tendo em vista que a mesma já vem utilizando o Método Montessori em suas práticas pedagógicas há alguns anos. A fundamentação teórica está alicerçada nos estudos de Maria Montessori (1936) e Isabel Marques (1997). Constatamos que a experiência com o Método Montessori tem contribuído significativamente para a pluralidade dos saberes no ensino do balé infantil.pt_BR
dc.format.extent49 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMétodo Montessoript_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectBalé Infantilpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleO Método Montessori na perspectiva do ensino de dança: uma proposta para o balé clássico.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2655813478233478pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this research is to investigate the contributions of the Montessori Method to the teaching of children's classical ballet. In this way, it is intended to enable new methodologies to be worked in addition to the technique of Dance. Therefore, we explain the Montessori Method from the perspective of children's ballet. The research methodology consists of the case study, whose teaching practice of the author is the centrality of the reflections, considering that she has already been using the Montessori Method in her pedagogical practices for some years. The theoretical foundation is based on studies by Maria Montessori (1936) and Isabel Marques (1997). We found that the experience with the Montessori Method has significantly contributed to the plurality of knowledge in the teaching of children's ballet.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VERSÃO FINAL DO TCC - Ana Beatriz Vieira da Cunha .pdf553,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons