Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47194

Compartilhe esta página

Título: Autoetnografia de um processo intensivo de aprendizagem do ballet: corpo, cultura e experiência
Autor(es): SANTANA, Rayana Cavalcanti de
Palavras-chave: dança; antropologia da dança; autoetnografia; processo de aprendizagem; curso intensivo; ballet
Data do documento: 20-Mai-2022
Citação: SANTANA, Rayana Cavalcanti de. Autoetnografia de um processo intensivo de aprendizagem do ballet: corpo, cultura e experiência Orientadora: Maria Acselrad, 2022, 70 p.TCC (Graduação) – Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Autoetnografia de um processo intensivo de aprendizagem do ballet: corpo, cultura e experiência é o resultado de uma pesquisa que surgiu de minha participação no Curso Intensivo de Inverno no Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez (CIBDAS), localizado em Leiria, Portugal, em janeiro de 2022. Pelo interesse em refletir minha experiência de aprendizagem a partir da abordagem da antropologia da dança, fiz uso dos métodos etnográfico e autoetnográfico, sendo que neste último, a complexidade está no fato de que o mesmo sujeito que pesquisa é pesquisado. Assim, trago à tona o que habita nessa pessoalidade e subjetividade, tais como aspectos corporais, emocionais e sensoriais - que também são corpo - , como parte fundamental da pesquisa. Através da descrição de alguns episódios vivenciados durante o campo da pesquisa, pondero sobre informações guardadas na cultura do ballet, na minha experiência como artista docente e reflito sobre o que acontece quando a dança é dançada e vivenciada dessa forma, nessas específicas condições de ensino e aprendizado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47194
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rayana Cavalcanti de Santana VERSÃO DEFINITIVA.pdf6,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons