Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47200

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARRETO, Letícia Damasceno-
dc.contributor.authorDEODATO, Marilia Cristina Varella Torres-
dc.date.accessioned2022-10-21T17:02:04Z-
dc.date.available2022-10-21T17:02:04Z-
dc.date.issued2022-05-16-
dc.date.submitted2022-10-15-
dc.identifier.citationDEODATO, Marilia Cristina Varella Torres. A consciência corporal através de vivências práticas no balé infantil. Orientadora: Letícia Damasceno Barreto, 2022, 41 p. TCC (Graduação) – Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47200-
dc.description.abstractO movimento é a forma que o ser humano utiliza para se expressar. Então, aprender a mover-se significa aprender a responder de forma adequada aos estímulos do ambiente, desenvolvendo assim atividades funcionais para a conquista da independência. Um dos meios de estimular o movimento e consequentemente o desenvolvimento da criança é a prática de atividade física. Assim, o balé clássico tem sido bastante escolhido como atividade por muitos pais e crianças, principalmente para as meninas. Na infância a criança tem a liberdade de explorar de forma espontânea as suas habilidades, assim, nessa fase é possível otimizar suas capacidades funcionais, cognitivas e psíquicas, contribuindo para o desenvolvimento em toda sua complexidade. Este trabalho é o relato da minha experiência como professora de balé infantil, trazendo mais especificamente a abordagem de como tal modalidade pode contribuir para o desenvolvimento da consciência corporal das crianças; apontando que o balé clássico pode ser um aliado no desenvolvimento de uma conscientização da criança acerca do próprio corpo.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectconsciência corporalpt_BR
dc.subjectpráticaspt_BR
dc.subjectbalé infantilpt_BR
dc.titleA consciência corporal através de vivências práticas no balé infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4103841403916420pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3804648849632175pt_BR
dc.description.abstractxMovement is the way humans use to express themselves. So, learning to move means learning to respond appropriately to environmental stimuli, thus developing functional activities to achieve independence. One of the ways to stimulate the movement and consequently the development of the child is the practice of physical activity. Thus, classical ballet has been widely chosen as an activity by many parents and children, especially girls. In childhood, children have the freedom to spontaneously explore their abilities, so at this stage it is possible to optimize their functional, cognitive and psychic abilities, contributing to development in all its complexity. This work is the report of my experience as a teacher of children's ballet, bringing more specifically the approach of how this modality can contribute to the development of children's body awareness; pointing out that classical ballet can be an ally in the development of a child's awareness of his own body.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC MEMORIAL (versão final).pdf1,36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons