Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47200

Compartilhe esta página

Título: A consciência corporal através de vivências práticas no balé infantil
Autor(es): DEODATO, Marilia Cristina Varella Torres
Palavras-chave: consciência corporal; práticas; balé infantil
Data do documento: 16-Mai-2022
Citação: DEODATO, Marilia Cristina Varella Torres. A consciência corporal através de vivências práticas no balé infantil. Orientadora: Letícia Damasceno Barreto, 2022, 41 p. TCC (Graduação) – Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O movimento é a forma que o ser humano utiliza para se expressar. Então, aprender a mover-se significa aprender a responder de forma adequada aos estímulos do ambiente, desenvolvendo assim atividades funcionais para a conquista da independência. Um dos meios de estimular o movimento e consequentemente o desenvolvimento da criança é a prática de atividade física. Assim, o balé clássico tem sido bastante escolhido como atividade por muitos pais e crianças, principalmente para as meninas. Na infância a criança tem a liberdade de explorar de forma espontânea as suas habilidades, assim, nessa fase é possível otimizar suas capacidades funcionais, cognitivas e psíquicas, contribuindo para o desenvolvimento em toda sua complexidade. Este trabalho é o relato da minha experiência como professora de balé infantil, trazendo mais especificamente a abordagem de como tal modalidade pode contribuir para o desenvolvimento da consciência corporal das crianças; apontando que o balé clássico pode ser um aliado no desenvolvimento de uma conscientização da criança acerca do próprio corpo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47200
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MEMORIAL (versão final).pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons