Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47203

Share on

Title: Animation : Uma linha do tempo e descrição de suas técnicas
Authors: SILVA JÚNIOR, Elias Oliveira da
Keywords: Dança; Dança Urbana; Underground; Animation; Boogaloo
Issue Date: 18-May-2022
Citation: SILVA JÚNIOR, Elias Oliveira da. Animation : Uma linha do tempo e descrição de suas técnicas. Orientador: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda. 2022, 27 f. TCC (Graduação) – Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar um panorama geral acerca da Animation, estilo de dança urbana contemporânea que faz parte do chamado Underground norte-americano. De modo a alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de encontrar suas origens históricas. A partir dela, foi possível delinear o seu desenvolvimento tipológico a partir do Boogaloo, estilo de dança que faz parte do movimento improvisacional e de estilo livre de dança urbana, que lançou bases para o desenvolvimento de outros estilos de danças subsequentes, como é o caso do popping e turfing. Pôde-se também, através do levantamento bibliográfico, catalogar as principais técnicas utilizadas no Animation. Tanto a catalogação quanto a descrição destas técnicas principais figuram como objetivos específicos desta pesquisa, que auxiliará a diferenciá-lo como estilo e com base no seu respectivo fundador. Finalmente, trato, através de um relato pessoal, sobre minhas experiências com o Animation no Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pernambuco, como uma forma de resistência e tentativa de aproximá-lo ao ambiente acadêmico, no qual ele muitas vezes não está inserido.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47203
Appears in Collections:TCC - Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Elias Oliveira da Silva Junior - versao definitiva.pdf2,67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons