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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47212
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Title: | Elaboração e implementação do critério de conforto na otimização de moonpools - cinetose |
Authors: | ALVES, João Brito |
Keywords: | Engenharia Mecânica; Cinetose; Motion Sickness; Conforto; Operabilidade; Drillship |
Issue Date: | 19-Dec-2017 |
Citation: | ALVES, João Brito. Elaboração e implementação do critério de conforto na otimização de moonpools - cintose/. 2017. 85 f. TCC (Doutorado) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. |
Abstract: | O ser humano, quando submetido a oscilações, está sujeito a diversas situações adversas que podem culminar em perda de capacidade de desempenho, produtividade ou até o surgimento de um problema de saúde mais grave, situação completamente indesejada. A cinetose ou enjoo associado ao movimento, dessa forma, é uma das “intempéries” que ocorrem quando o ser humano está embarcado em um navio, inclusive no drillship, objeto de estudo deste trabalho. No caso mais extremo ela leva à êmese e a uma possível desidratação em decorrência de vários desses episódios. Logo, há a necessidade de se avaliar a cinetose nas fases iniciais de projeto num contexto de operabilidade da embarcação como um todo de maneira a prever quais situações são mais críticas quando se trata de conforto. Este trabalho propõe a inclusão de tal critério na análise de operabilidade de navios tipo drillship, que é uma embarcação dotada de moonpool, um acesso ao mar acesso ao mar pelo interior do convés. Também é objeto de estudo deste trabalho a análise de mudanças de comportamento das alturas máximas de operação conforme variação de geometria e a comparação delas com os limites de altura impostos por outros critérios estabelecidos em Michima, (2017). Resultados obtidos com alguns exemplos de moonpools em 2 tipos de cascos mostram que o limite de altura de onda em que não ocorre a cinetose apresenta pouca variação com mudanças na geometria do moonpool, o que não ocorre quando há alterações na geometria do casco para os casos estudados neste trabalho. O motion sickness tem maior importância em períodos significativos de onda próximos a 6 s com incidência de onda de través, mostrando-se, assim, ser um critério relevante na análise global de operabilidade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47212 |
Appears in Collections: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
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