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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47230

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBONO, Gustavo-
dc.contributor.authorSILVA, Paulo Ulisses da-
dc.date.accessioned2022-10-24T15:37:07Z-
dc.date.available2022-10-24T15:37:07Z-
dc.date.issued2022-05-23-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Ulisses da. Emprego de otimização topológica e DFC no projeto de sistemas de contraventamento em ambientes urbanos. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47230-
dc.description.abstractUm dos principais indicadores de crescimento de uma nação encontra­se no mercado da construção civil, pois este setor tem impacto em diversas áreas da cadeia produtiva. Grandes demandas em edificações habitacionais e comerciais são providas pelo crescimento vertical urbano. Edifícios tendem a ser cada vez mais altos e dessa forma, mais influenciados pelos carregamentos laterais. O combate ao esforço das cargas laterais é feito pelas estruturas de contraventamento. Além disso, no ambiente urbano as edificações são sujeitas aos efeitos de vizinhança, que modificam a configuração do escoamento e podem causar alterações nas cargas previstas em projeto. No presente trabalho, implementa­se o método de otimização topológica Bidirectional Evolutionary Structural Optimization (BESO) 3D para gerar sistemas de contraventamentos otimizados. Para resolução do sistema de equações lineares associado ao método, emprega­se o método dos gradientes conjugados com pré- condicionamento feito através do multigrid geométrico (MGCG). Para verificar como os principais parâmetros do BESO influenciam a solução ótima, é realizado um estudo paramétrico do código implementado. As cargas de vento que atuam nas edificações foram obtidas através do software livre e de código aberto, OpenFOAM, empregando a metodologia de turbulência baseado nas equações médias de Reynolds (RANS) no modelo de fechamento κ − ε clássico. A análise considerou a inserção de vizinhança ao redor de uma edificação, variando­se sua altura e o espaçamento com relação ao prédio em análise com o intuito de determinar como a vizinhança pode influenciar a estrutura do sistema de contraventamento otimizado.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEspaços topológicospt_BR
dc.subjectOtimização estruturalpt_BR
dc.subjectDinâmica de fluídospt_BR
dc.subjectPressão do ventopt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectMétodos de gradiente conjugadopt_BR
dc.titleEmprego de otimização topológica e DFC no projeto de sistemas de contraventamento em ambientes urbanospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6993714214016971pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1024603694014079pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.description.abstractxOne of the main growth indicators of a nation is found in the civil construction market, as this sector has an impact on several areas of the production chain. Great demands on residential and commercial buildings are provided by vertical urban growth. Buildings tend to be taller and therefore more influenced by lateral loads. The support of the lateral loads is done by the bracing structures. In addition, in the urban environment, buildings are subject to neighborhood effects, which modify the flow configuration and can cause changes in the loads foreseen in the project. In the present work, the topology optimization method Bidirectional Evolutionary Structural Optimization (BESO) 3D is implemented to generate optimized bracing systems. To solve the linear equations associated with the method, the conjugated gradient method is used with preconditioning done through the geometric multigrid (MGCG). To verify how the main BESO parameters influence the optimal solution, a parametric study of the implemented code is carried out. The wind loads acting on buildings were obtained using the free and open­source software, OpenFOAM, using a turbulence methodology based on Reynolds average equations (RANS), and for the closure model, the classical κ − ε. The analysis considered the insertion of a neighborhood around a building, varying the height and spacing with respect to the building under analysis to determine how the neighborhood can influence the structure of the optimized bracing system.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil e Ambiental

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