Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47237

Comparte esta pagina

Título : Insatisfação com a imagem corporal e suas associações com sintomas depressivos e prática de atividade física em universitários durante a pandemia de Covid-19
Autor : GUEDES, Elderson da Silva
Palabras clave : insatisfação corporal; depressão; atividade física; saúde do estudante
Fecha de publicación : 30-sep-2022
Citación : GUEDES, Elderson da Silva. Insatisfação com a imagem corporal e suas associações com sintomas depressivos e prática de atividade física em universitários durante a pandemia de Covid-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2022.
Resumen : Introdução: A imagem corporal é definida como um construto multidimensional que envolve representações internas da aparência física e estrutural, em relação ao próprio corpo e aos outros. Os sintomas depressivos são reconhecidamente um problema de saúde pública, que afetam principalmente a vida social do indivíduo. Eles são caracterizados por mudanças de humor, no apetite, no sono, além de dificuldades de concentração. A atividade física é reconhecida como um agente com capacidade de promover diminuição dessas comorbidades. Objetivo: Verificar associações entre a insatisfação com a imagem corporal, sintomas depressivos e prática de atividade física durante a pandemia. Métodos: Este é um estudo epidemiológico de corte transversal, desenvolvido na cidade de Vitória de Santo Antão-PE, com Universitários do Centro Acadêmico de Vitória. Para a caracterização da amostra foi utilizado o questionário sociodemográfico da ABEP-2019, para a avaliação da insatisfação com a IC foi utilizado o Body Shape Questionnaire (BSQ), para identificar a presença de sintomas depressivos o Questionário de Autoavaliação da Escala de Hamilton para Depressão (QAEH-D). A prática de atividade física foi verificada a partir de uma pergunta disponibilizada no questionário online. A análise de possíveis associações entre as prevalências foi realizada através do teste Qui-quadrado de Pearson. A análise estatística foi realizada pelo programa SPSS versão 21.0 com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 5%. Resultados: Foram avaliados 297 estudantes universitários de ambos os sexos (73,4% do sexo feminino) com idade média de 21,83 (±3,52). Foi identificado que 51,9% da amostra possuía insatisfação com a imagem corporal, 58,2% apresentavam sintomas depressivos e 56,6% diminuíram a prática de atividade física durante a pandemia. Foi encontrada associação significativa entre a variável insatisfação corporal com o sexo, curso e sintomas depressivos (p<0,05). Conclusão: Foram encontradas associações significativas entre insatisfação com a imagem corporal e os sintomas depressivos, sexo e curso. No que concerne a prática de atividade física durante a pandemia, não foi observado associação com insatisfação corporal ou com sintomas depressivos. Contudo se observou uma tendência de redução da prática regular de atividade física durante a pandemia.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47237
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Elderson da Silva Guedes.pdf765,03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons