Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47254
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANDRONI, Carlos | - |
dc.contributor.author | ROSAS, Gustavo Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-26T13:33:36Z | - |
dc.date.available | 2022-10-26T13:33:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-28 | - |
dc.identifier.citation | ROSAS, Gustavo Carvalho. Análise dos processos formativos e aprendizagem do coco de roda da mestre Ana Lúcia do bairro do Amaro Branco de Olinda. 2022. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47254 | - |
dc.description.abstract | O saber musical dentro da cultura popular tem suas especificidades. Alguns grupos sociais através da tradição, ancestralidade e oralidade conseguem manter vivo fenômenos musicais que estão fora das grandes mídias da atualidade. A pesquisa envolvendo a análise do processo formativo e da aprendizagem de um coco de roda como o que pertence a Mestra Ana Lúcia do bairro do Amaro Branco de Olinda tem sua importância em relação ao registro, bem como trazer para a formalidade acadêmica das universidades e escolas uma possibilidade de ensino-aprendizagem a mais para o arcabouço existente. A melhor forma para conhecer e reconhecer esse processo formativo e a aprendizagem deste fenômeno é através do estudo da etnografia da música, chamado também de etnomusicologia. O pesquisador por quase três anos estudou o fenômeno como observador-participante, participou do processo formativo como observador e como aprendiz em ensaios, apresentações e na gravação de um CD, da mesma maneira que conviveu quase que diariamente na casa da família da Mestra Ana Lúcia, interagindo e trocando experiências com os membros do Grupo Raízes. Compreende-se que o estudo etnomusicológico deve ser amplo em relação à diversidade de elementos, portanto, além da observação e da participação, o etnógrafo utilizou da pesquisa com questionário semiestruturado, bem como pesquisa de jornais, livros, fotos, mídias digitais, dissertações e teses acadêmicas. Entendemos que o melhor caminho para o saber etnográfico é se utilizar de tudo que nos é ofertado sobre o fenômeno, então até o ato de fofocar numa conversa informal foi utilizado como fonte de informação para nosso estudo. No campo foram identificados o processo formativo e a aprendizagem do coco de roda da Mestra Ana Lúcia como sendo através da imitação realizada pelo aprendiz do modo de fazer da pessoa que está ensinando naquele momento, semelhante à tentativa e erro, contudo com particularidades inerentes a este fenômeno. Podemos identificar que há um tripé neste ensino que envolve a experimentação, o respeito e a flexibilidade melódica. Compreendemos que os significados e a perpetuação deste coco na pesquisa etnográfica envolvem o contexto social, psicológico, econômico e cultural em que acontece, em especial o bairro rico em diversidade cultural que é o do Amaro Branco de Olinda. O presente estudo nos infere alguns questionamentos sobre outros campos a serem estudados no futuro neste estilo musical, como a legitimidade, a historicidade e a autenticidade de muitos elementos atribuídos ao fenômeno. A pesquisa etnomusicológica fez a identificação e análise de como acontece o processo formativo e a aprendizagem do coco de roda da Mestra Ana Lúcia do bairro do Amaro Branco de Olinda, sendo um texto reflexivo e acadêmico que pode ser usado dentro do modo formal de educação musical, ou não musical. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Coco de roda - Ana Lúcia | pt_BR |
dc.subject | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.title | Análise dos processos formativos e aprendizagem do coco de roda da mestre Ana Lúcia do bairro do Amaro Branco de Olinda | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7630231347574495 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2096219243191159 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Música | pt_BR |
dc.description.abstractx | Musical knowledge within popular culture has its specificities, some social groups through tradition, ancestry and orality manage to keep alive musical phenomena that are outside the great media today. The research involving the analysis of the formative process and the learning of a coco de roda like the one that belongs to Master Ana Lúcia from the Amaro Branco neighborhood of Olinda has its importance in relation to the registration, as well as bringing it to the academic formality of universities and schools an additional teaching-learning possibility for the existing framework. The best way to know and recognize this formative process and the learning of this phenomenon is through the study of the ethnography of music, also called ethnomusicology. The researcher for almost three years studied the phenomenon as an observer-participant, participated in the training process as an observer and as an apprentice in rehearsals, presentations and recording a CD, in the same way that he lived almost daily in the home of Master Ana Lúcia's family, interacting and exchanging experiences with the members of Grupo Raízes. It is understood that the ethnomusicological study must be broad in relation to the diversity of elements, therefore, in addition to observation and participation, the ethnographer used research with a semi-structured questionnaire, as well as research of newspapers, books, photos, digital media, academic dissertations and theses. We understand that the best path to ethnographic knowledge is to use everything that is offered to us about the phenomenon, so even the act of gossiping in an informal conversation was used as a source of information for our study. In the field, the formative process and learning of the coco de roda of Master Ana Lúcia was identified as being through the imitation performed by the apprentice of the way of doing of the person who is teaching at that moment, similar to trial and error, however with inherent particularities to this phenomenon. We can identify that there is a tripod in this teaching that involves experimentation, respect and melodic flexibility. We understand that the meanings and the perpetuation of this coconut in ethnographic research involve the social, psychological, economic and cultural context in which it happens, especially the neighborhood rich in cultural diversity that is Amaro Branco de Olinda. The present study raises some questions about other fields to be studied in the future in this musical style, such as the legitimacy, historicity and authenticity of many elements attributed to the phenomenon. The ethnomusicological research made the identification and analysis of how the formative process and the learning of the coco de roda of Mestra Ana Lúcia from the Amaro Branco neighborhood of Olinda happens, being a reflective and academic text that can be used within the formal mode of music education, or not musical. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Gustavo Carvalho Rosas.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons