Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47254

Share on

Title: Análise dos processos formativos e aprendizagem do coco de roda da mestre Ana Lúcia do bairro do Amaro Branco de Olinda
Authors: ROSAS, Gustavo Carvalho
Keywords: Música; Cultura popular; Coco de roda - Ana Lúcia; Etnomusicologia
Issue Date: 28-Jun-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ROSAS, Gustavo Carvalho. Análise dos processos formativos e aprendizagem do coco de roda da mestre Ana Lúcia do bairro do Amaro Branco de Olinda. 2022. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O saber musical dentro da cultura popular tem suas especificidades. Alguns grupos sociais através da tradição, ancestralidade e oralidade conseguem manter vivo fenômenos musicais que estão fora das grandes mídias da atualidade. A pesquisa envolvendo a análise do processo formativo e da aprendizagem de um coco de roda como o que pertence a Mestra Ana Lúcia do bairro do Amaro Branco de Olinda tem sua importância em relação ao registro, bem como trazer para a formalidade acadêmica das universidades e escolas uma possibilidade de ensino-aprendizagem a mais para o arcabouço existente. A melhor forma para conhecer e reconhecer esse processo formativo e a aprendizagem deste fenômeno é através do estudo da etnografia da música, chamado também de etnomusicologia. O pesquisador por quase três anos estudou o fenômeno como observador-participante, participou do processo formativo como observador e como aprendiz em ensaios, apresentações e na gravação de um CD, da mesma maneira que conviveu quase que diariamente na casa da família da Mestra Ana Lúcia, interagindo e trocando experiências com os membros do Grupo Raízes. Compreende-se que o estudo etnomusicológico deve ser amplo em relação à diversidade de elementos, portanto, além da observação e da participação, o etnógrafo utilizou da pesquisa com questionário semiestruturado, bem como pesquisa de jornais, livros, fotos, mídias digitais, dissertações e teses acadêmicas. Entendemos que o melhor caminho para o saber etnográfico é se utilizar de tudo que nos é ofertado sobre o fenômeno, então até o ato de fofocar numa conversa informal foi utilizado como fonte de informação para nosso estudo. No campo foram identificados o processo formativo e a aprendizagem do coco de roda da Mestra Ana Lúcia como sendo através da imitação realizada pelo aprendiz do modo de fazer da pessoa que está ensinando naquele momento, semelhante à tentativa e erro, contudo com particularidades inerentes a este fenômeno. Podemos identificar que há um tripé neste ensino que envolve a experimentação, o respeito e a flexibilidade melódica. Compreendemos que os significados e a perpetuação deste coco na pesquisa etnográfica envolvem o contexto social, psicológico, econômico e cultural em que acontece, em especial o bairro rico em diversidade cultural que é o do Amaro Branco de Olinda. O presente estudo nos infere alguns questionamentos sobre outros campos a serem estudados no futuro neste estilo musical, como a legitimidade, a historicidade e a autenticidade de muitos elementos atribuídos ao fenômeno. A pesquisa etnomusicológica fez a identificação e análise de como acontece o processo formativo e a aprendizagem do coco de roda da Mestra Ana Lúcia do bairro do Amaro Branco de Olinda, sendo um texto reflexivo e acadêmico que pode ser usado dentro do modo formal de educação musical, ou não musical.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47254
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Gustavo Carvalho Rosas.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons