Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47263

Share on

Title: A febre Ferrante: uma análise da publicização e recepção crítica da Tetralogia Napolitana de Elena Ferrante.
Authors: AMORIM, Thainara Maria de
Keywords: Crítica literária; Tetralogia Napolitana; Elena Ferrante
Issue Date: 13-Oct-2022
Citation: AMORIM, Thainara Maria de.2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: A presente pesquisa busca apresentar a Tetralogia Napolitana (2011 - 2014) de Elena Ferrante, a partir de diversas dimensões: seus aspectos narrativos, editoração, adaptação e fortuna crítica. Desde o lançamento do primeiro volume da tetralogia nos Estados Unidos em 2013, a obra de Elena Ferrante tornou-se um best-seller absoluto e foi traduzida para mais de 40 idiomas. No entanto, poucas foram as publicações acadêmicas dedicadas a esse fenômeno literário ao redor do mundo. Fundamentados em leituras competentes à Comunicação e a Crítica literária, buscamos, portanto, analisar os elementos textuais da tetralogia, o projeto gráfico das capas dos quatro volumes e a adaptação televisiva da HBO, bem como a resposta crítica que receberam. Ademais, também investigamos a construção da identidade midiática da autora e os escritos acerca da Tetralogia Napolitana, a fim de comparar a recepção americana e brasileira da obra. Em nossa pesquisa, notamos certa parcialidade da crítica literária em relação a livros considerados best-seller ou assinados por autoras mulheres. Também constatamos a prevalência da figura midiática de um autor na crítica literária e no mercado editorial. Observamos, ainda, a influência da crítica literária internacional na crítica literária e mercado editorial brasileiros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47263
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Thainara Amorim.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons