Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47284
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEÃO, Maria Sandra Montenegro Silva | - |
dc.contributor.author | CHIQUETTI, Taciana Camila | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-27T12:25:07Z | - |
dc.date.available | 2022-10-27T12:25:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-30 | - |
dc.identifier.citation | CHIQUETTI, Taciana Camila. Escrevivências sobre formação humana integral e ubuntu: um estudo bibliográfico-documental. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47284 | - |
dc.description.abstract | As ideias e pressuposições elaboradas por modelos da cultura ocidental moderna se mostram insuficientes há um bom tempo para dar conta da complexidade humana, a qual passou a exigir concepções mais amplas, especialmente quanto às dinâmicas dos vínculos entre existências humanas e não humanas. Este estudo busca compreender a maneira pela qual os princípios da filosofia africana ubuntu podem contribuir para os processos de formação humana integral, a partir dos conceitos do autor Ferdinand Röhr. Ele discorre sobre a ideia de formação humana, considerando o ser humano como multidimensional e destacando a espiritualidade (dimensão mais sutil) como direcionadora do processo de humanização. A essência do pensamento ubuntuístico aponta para fluidez, organicidade, aprofundamento, expansão, novos olhares, experiências e interdependência. A proposta é identificar intersecções teóricas pertinentes que possam ampliar a compreensão sobre os aspectos da formação humana e sinalizar possíveis tendências na direção das ideias de ubuntu. O estudo teórico, qualitativo, exploratório, bibliográfico e documental, está organizado em quatro momentos: (1) apresentação de conceitos de formação humana integral promovendo diálogo teórico entre autores que são referências no assunto; (2) análise de como o eixo temático ubuntu e formação humana vem sendo abordado nas pesquisas, no período de 2011 a 2021, assim como sua expansão no cenário acadêmico; (3) apresentação da filosofia ubuntu, descrevendo seus princípios essenciais; e (4) apontamento das conexões entre os eixos principais (ubuntu e formação humana), sinalizando caminhos de contribuição para os processos formativos em acordo com a “filosofia do nós”, como é também chamada a filosofia ubuntu. A interpretação dos dados é traduzida por meio de escrevivências, a partir da seleção de vivências passíveis de conexões, embebidas de emoções e engajadas com a temática, seguindo a espiral ubuntuística. A temática acabou “me escolhendo” como pesquisadora, a partir de um chamado que se conecta com minhas raízes ancestrais, que foi me tocando cada vez mais profundamente, de modo a realizar este trabalho para que novos mergulhos possam ocorrer, com suas consequentes transformações humanas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ubuntu | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject | Integralidade | pt_BR |
dc.subject | Filosofia africana | pt_BR |
dc.title | Escrevivências sobre formação humana integral e ubuntu : um estudo bibliográfico-documental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5404909734893926 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2562864342968393 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Ideas and proposals from the western modern culture models prove to be insufficient to account for the complexity of human beings, which requires a wider concept, especially between human and non-human existences and relations. This study aims to clarify the principles of African philosophy that contribute to the processes of integral human formation, based on the concepts of the author Ferdinand Röhr. It discusses the idea of human formation, considering the human being as multidimensional and highlighting spirituality (a more subtle dimension) that guides the humanization process. The essence of ubuntu thinking points out to fluidity, organicity, deepening, expansion, new perspectives, experiences, and interdependence. The idea is to identify relevant theoretical intersections that can broaden the understanding of aspects of human formation among the relevant theoretical theories that can expand the proposal of human formation and signal possible trends towards ubuntu ideas. The theoretical, qualitative, exploratory, bibliographic, and documentary study is organized in four moments: (1) concepts of human formation promoting theoretical dialogue between authors are referencing on the subject; (2) the analysis of the thematic axis has been ubuntu and human during the period from 2011 to 2002 of formation, as well as its expansion in the axis of formation; (3) presentation of ubuntu philosophy, describing its essential principles; and (4) pointing out the connections between the main axes (ubuntu and human formation), signaling ways of contributing to the formative processes following the “philosophy of the us”, as it is also called the ubuntu philosophy. The interpretation of the data is formed through writing, from the selection of experiences that can spiral, soaked in emotions and engaged with the the theme, the following ubuntu. Ubuntu philosophy ended up “choosing” me as a researcher, considering it as an idea connected to my ancestral roots, which touched me in a deeper way to carrying out this work. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Taciana Camila Chiquetti.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons