Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47453

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIEBRA, Sandra de Albuquerque-
dc.contributor.authorPAIVA, Vitor Heitor de-
dc.date.accessioned2022-11-09T17:19:42Z-
dc.date.available2022-11-09T17:19:42Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.date.submitted2022-11-01-
dc.identifier.citationPAIVA, Vitor Heitor de. Usabilidade em repositórios digitais: uma avaliação do ATTENA/UFPE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47453-
dc.description.abstractOs repositórios digitais são ambientes capazes de armazenar e promover o acesso ao conhecimento científico. Porém, tornar o conhecimento acessível não garante que ele será, de fato, acessado de forma rápida, fácil e eficaz, principalmente se existirem problemas de usabilidade na interação com o repositório. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar a usabilidade do Repositório Digital da UFPE, o ATTENA, apontando pontos positivos e negativos com relação ao processo interativo com o mesmo. Esta é uma pesquisa com abordagem qualiquantitativa e caracterizada como explorativa-descritiva, que faz uso do método do estudo de caso. São realizadas a avaliação heurística, a partir das Heurísticas de Nielsen e a avaliação empírica, a partir da aplicação de uma adaptação do questionário System Usability Scale (SUS) à usuários do repositório. Como resultado, a avaliação heurística ajudou a identificar diversos problemas, principalmente no fluxo de submissão de trabalhos científicos ao repositório (auto depósito). Entre os problemas encontrados estão: o uso de ícones inadequados para as funcionalidades que representam; falta de máscara de preenchimento para campos como CPF; falta de elemento de prevenção de erros no login (esquecimento de senha); e problemas na visibilidade do status do sistema. A avaliação empírica endossou alguns dos problemas encontrados na opinião dos usuários e o resultado do questionário SUS classificou a usabilidade do repositório como aceitável. Conclui-se que é importante solucionar problemas de usabilidade, a fim de promover o devido acesso ao conhecimento produzido na UFPE. E que é imprescindível construir um sistema interativo tendo o usuário como centro, para que suas reais necessidades sejam levadas em consideração, de forma a evitar erros e contribuir, consequentemente, com sua satisfação.pt_BR
dc.format.extent74p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectRepositórios Digitaispt_BR
dc.subjectATTENApt_BR
dc.subjectAvaliação de Usabilidadept_BR
dc.subjectAcesso à Informaçãopt_BR
dc.titleUsabilidade em repositórios digitais: uma avaliação do ATTENA/UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4923627544089379pt_BR
dc.description.abstractxDigital repositories are environments capable of storing and promoting access to scientific knowledge. However, making knowledge accessible does not guarantee that it will, in fact, be accessed quickly, easily, and effectively, especially if there are usability problems in the interaction with the repository. In this context, this research aimed to evaluate the usability of UFPE's Digital Repository, ATTENA, pointing out positive and negative points regarding the interactive process with it. This is a research with a qualitative-quantitative approach and characterized as explorative-descriptive, which makes use of the case study method. The heuristic evaluation is performed, based on Nielsen's Heuristics, and the empirical evaluation, based on the application of an adaptation of the System Usability Scale (SUS) questionnaire to users of the repository. As a result, the heuristic evaluation helped to identify several problems, especially in the flow of submission of scientific papers to the repository (self-deposit). Among the problems found are: the use of inappropriate icons for the functionalities they represent; lack of a completion mask for fields such as CPF; lack of an element to prevent login errors (forgotten password); and problems in the visibility of the system status. The empirical evaluation endorsed some of the problems found through the users' opinion and the result of the SUS questionnaire classified the usability of the repository as acceptable. It is concluded that it is important to solve usability problems to promote proper access to the knowledge produced at UFPE. And that it is essential to build an interactive system having the user as the center, so that their real needs are taken into consideration, to avoid errors and contribute, consequently, to their satisfaction.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vitor Heitor de Paiva.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons