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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47507

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Luciano Carlos Azevedo da-
dc.contributor.authorMOTA, Maria Vitória Gomes da Silva-
dc.date.accessioned2022-11-11T13:59:23Z-
dc.date.available2022-11-11T13:59:23Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.date.submitted2022-11-10-
dc.identifier.citationMOTA, Maria Vitória Gomes da Silva. Utilização de modelos de programação linear inteira mista para determinação de nucleações escolares no município de Caruaru - PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia de Produção - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47507-
dc.description.abstractA educação é um assunto de primordial importância para a sociedade. Com a necessidade de ofertar uma educação de qualidade no setor campesino, o processo de nucleação das escolas tem sido aplicado pelas secretarias de educação de diversos municípios nos últimos anos. No município de Caruaru, em particular, a nucleação visa agrupar escolas com menos de 100 alunos e que sejam geograficamente próximas, formando um núcleo de gestão para cada nucleação que seja capaz de gerenciá-las. O processo de decisão é complexo, não só por causa do número de alunos e escolas pertencentes a uma nucleação, mas também, por precisar considerar fatores de localização, econômicos e gerenciais. Além do aspecto geográfico, isto é, determinar quais escolas devem ser agrupadas, visando a menor distância, outros aspectos também devem ser levados em consideração, tais como determinar uma distribuição balanceada do número de alunos e escolas por nucleação. Os Problemas de Localização de Facilidade, no campo educacional, necessitam de estudos, análises de critérios e fatores do cenário escolar abrangido. Este trabalho utiliza modelos de programação matemática para resolver problemas de localização, como o problema de p-medianas e de p-centros. Foram testados diversos cenários para a formação de possíveis nucleações, a fim de encontrar uma solução que minimize as distâncias entre as unidades escolares e uma distribuição balanceada de alunos e escolas. Os resultados encontrados mostram que os modelos propostos foram capazes de gerar soluções viáveis em tempos computacionais inferiores a 1 segundo. As soluções obtidas poderiam servir de base para melhorar o sistema organizacional atual das nucleações do município.pt_BR
dc.format.extent75p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNucleaçãopt_BR
dc.subjectProblemas de Localização de Facilidadept_BR
dc.subjectModelos Matemáticospt_BR
dc.subjectPesquisa Operacionalpt_BR
dc.titleUtilização de modelos de programação linear inteira mista para determinação de nucleações escolares no município de Caruaru - PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3954372189546017pt_BR
dc.description.abstractxEducation is a matter of prime importance to society. With the need to offer a quality education in the rural sector, the school nucleation process has been applied by the education secretaries of several municipalities in the last years. In the municipality of Caruaru, in particular, nucleation aims at grouping together geographically close schools with less than 100 students, forming a management nucleus for each nucleation that is capable of managing them. The decision process is complex, not only because of the number of students and schools belonging to a nucleation, but also because it needs to consider location, economic and managerial factors. In addition to the geographic aspect, that is, determining which schools should be grouped, aiming at the shortest distance, other aspects must also be taken into account, such as determining a balanced distribution of the number of students and schools by nucleation. Facility Location Problems, in the educational field, require studies, analysis of criteria and factors of the school scenario covered. This work uses mathematical programming models to solve location problems, such as the p-median and p-center problem. Several scenarios for the formation of possible nucleations were tested, in order to find a solution that minimizes the distances between the school units and a balanced distribution of students and schools. The results found show that the proposed models were able to generate viable solutions in computational times less than 1 second. The solutions obtained could serve as a basis for improving the current organizational system of the municipality's nucleations.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

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