Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47571

Compartilhe esta página

Título: Microbiota intestinal e seus efeitos nos sintomas gastrointestinais do TEA
Autor(es): OLIVEIRA, Kevin Kainan Pereira Peruniz de
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Nutrição; Microbiota intestinal; Sinais e sintomas digestórios; Eixo intestino-cerebro
Data do documento: 9-Nov-2022
Citação: OLIVEIRA, Kevin Kainan Pereira Peruniz de. Microbiota intestinal e seus efeitos nos sintomas gastrointestinais do TEA. 2022. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico caracterizado por dificuldades de comunicação, interação social e presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos e restritos, além de sintomas gastrintestinais muito comuns nessa população. Os estudos vêm mostrando que a microbiota intestinal tem impacto local e sistêmico em vários órgãos do corpo, onde são influenciados por essas bactérias e pelos metabólitos que elas produzem e liberam. Com isso, é importante destacar a influência da microbiota no eixo intestino-cérebro causando uma alteração e piora nos sintomas comportamentais e gastrointestinais no TEA. O objetivo é compreender a microbiota intestinal e seus possíveis efeitos nos sintomas comportamentais e gastrointestinais do TEA por meio de uma revisão integrativa. A base de dados utilizada foi a PubMed. Foram utilizadas as seguintes palavras chaves: “Microbiota OR microbiome”, “autism OR autism spectrum disorder” e por fim “case reports OR clinical study OR clinical trial OR controlled clinical trial”, esses operadores foram colocados no histórico pelo botão "ADD to history" e depois todos esses artigos foram unidos pelo número correspondente a cada um com operador booleano “AND”, foi apertado o botão "search". Os critérios de inclusão foram: Artigos originais com no máximo 5 anos que tratassem sobre o assunto principal indexado no referido banco de dados e realizados em humanos, artigos em inglês ou português. A pesquisa durou 2 semanas, foi iniciada no dia 02/09/2022 até 16/09/2022. Foram obtidos 29 artigos que dentre eles 23 foram retirados por não conformidade. Apenas 6 artigos se enquadraram na proposta inicial da pesquisa. Através da suplementação de probióticos ocorreram melhorias dos sintomas gastrointestinais nas crianças com TEA; assim como, no comportamento antissocial por dois anos após o término do tratamento, sendo possível perdurar por mais tempo. Através da Terapia de Transferência de microbiota houve uma redução dos sintomas GI além de melhora comportamental. Na suplementação de prebióticos também houve melhora nos sintomas GI. Todos os artigos evidenciaram a atuação direta dessas terapias na modulação da composição da microbiota do indivíduo, deixando claro que a microbiota tem um papel importante na redução de sintomas comportamentais e gastrointestinais no TEA e consequentemente na melhora à saúde gastrointestinal minimizando o quadro de sintomas do TEA.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47571
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC definitivo Kevin.pdf295,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons