Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47591

Compartilhe esta página

Título: Estudo do comportamento da rugusidade no torneamento da liga de TI-6Al- 4V: utilizando planejamento de experimentos
Autor(es): SANTOS JUNIOR, José Laurentino dos
Palavras-chave: Liga de TI-6Al-4V; Torneamento; Rugosidade; Design of experiments
Data do documento: 7-Out-2022
Citação: SANTOS JÚNIOR, José Laurentino dos. Estudo do comportamento da rugosidade no torneamento da liga deTI-6Al- 4V: utilizando planejamento de experimentos. 2022. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Devido às características de baixa densidade, alta resistência a tração, resistência à corrosão, a liga de titânio Ti-6Al-4V encontra aplicação nas indústrias aeroespacial, eletrônica, química, mecânica e biomédica. Dentre as diversas propriedades desta liga se destaca a alta resistência mecânica, quando exposta ao ambiente de elevadas temperaturas. Como um meio fabricação de mecânica, a usinagem através de torneamento tem sido amplamente utilizada para a fabricação de diversos componentes nas diversas áreas de aplicação deste material. A qualidade da superfície da peça é uma das características importantes em qualquer processo de usinagem. Como a rugosidade da superfície tem a natureza mais dominante na determinação da qualidade da superfície, ela foi tomada como base para verificar a influência dos parâmetros de corte. Para estudo da rugosidade são realizados procedimentos de usinagem com os parâmetros (0,12mm/rev, 0,16mm/rev e 0,20mm/rev), três de velocidade de corte (60m/min, 80m/min e 100m/min) e três da temperatura para fluido de corte (10°C, 15°C e 20°C). A análise da influência dos parâmetros na rugosidade é realizada com a utilização da metodologia de planejamento de experimentos (DOE), que é um conjunto de técnicas estatísticas que possibilitam o estudo da influência dos diversos fatores de um processo de forma simultânea. Dentre tais parâmetros, este trabalho mostra que o avanço é a variável mais significativa no estudo da rugosidade. A temperatura do fluido de corte não possui uma influência significativa na rugosidade, contudo o processo de refrigeração é essencial para aumentar a vida útil da ferramenta de corte.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47591
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC José Laurentino dos Santos Júnior.pdf800,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons