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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47641

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Título: Argumentação e aprendizagem baseada em problemas : processo de construção de conhecimento crítico e reflexivo em sala de aula de física
Autor(es): ALMEIDA, Jeyvson Correia de
Palavras-chave: Discussões e debates; Metacognição; Aprendizagem baseada em problemas; Solução de problemas; Pensamento crítico; Física (Ensino médio)
Data do documento: 29-Set-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALMEIDA, Jeyvson Correia de. Argumentação e aprendizagem baseada em problemas: processo de construção de conhecimento crítico e reflexivo em sala de aula de física. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar o impacto que a interface entre a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a argumentação pode desempenhar para a promoção da construção do conhecimento no componente curricular de Física em um espaço comum de sala de aula numa turma regular do Ensino Médio. Tomamos como foco de análise as interações dialógicas entre aluno-aluno e aluno-tutor ao longo da resolução de um problema na metodologia ABP, por entendermos que a configuração deste tipo de metodologia favorece o debate crítico e reflexivo de ideias, característico de um funcionamento metacognitivo. Para tal, realizamos um estudo de caso com enfoque qualitativo, no qual observamos a resolução de uma situação problema “Qual o microrganismo?” numa sala de aula de 2° ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual durante dois encontros: 1) Seguimos os cinco primeiros passos da ABP, em que clareamos os conceitos físicos iniciais, levantamos hipóteses e formulamos objetivos de aprendizagem e 2) após o estudo individual (sexto passo), o segundo encontro propôs um momento de discussões como estabelece o sétimo passo da ABP. No decorrer desses encontros, três registros foram transcritos e analisados a partir dos principais movimentos discursivos da argumentação e dos movimentos de monitoramento do pensamento, tendo como apoio os marcadores conversacionais, operadores argumentativos e os operadores discursivos de regulação. Encontramos indícios de que a metodologia ABP é propícia ao desenvolvimento de ações discursivas que garantem a argumentação, desde que o tutor tenha conhecimento das mesmas e as utilize intencionalmente para manejar as discussões, e que os movimentos discursivos da argumentação têm potencial de permitir uma organização privilegiada para o desenvolvimento da função metacognitiva autorreguladora de monitoramento do pensamento em um processo de ensino e de aprendizagem na Física, favorecendo, pois, uma construção do pensamento crítico e reflexivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47641
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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