Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47727

Comparte esta pagina

Título : Construção de um espectrofotômetro de baixo custo com possibilidade de aplicação na formação acadêmica de licenciandos em Química.
Autor : CARVALHO, Julianne Bezerra Regis de
Palabras clave : Ensino de Química; Química Experimental; Análise Instrumental
Fecha de publicación : 4-nov-2022
Citación : CARVALHO, Julianne Bezerra Regis de. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : A fim de acompanhar os avanços científicos e tecnológicos da sociedade, é crescente a necessidade de novas proposições para o ensino de Química que despertem a curiosidade científica, a capacidade de observação aprimorada e o senso crítico apurado dos discentes. Essa necessidade se torna ainda mais evidente em se tratando da dificuldade de aprendizagem devido ao uso de métodos tradicionais de ensino, conforme relatada nos cursos de formação em Química. Uma alternativa a essa problemática pode ser pensada através da proposição da experimentação instrumental, podendo ser utilizada pelo professor através de uma abordagem críticoreflexiva, tecnológica e interdisciplinar. Entretanto, por muitas vezes, a fim de que essa seja uma alternativa viável economicamente, torna-se necessária a proposição da construção de equipamentos analíticos a partir de materiais de baixo custo. Nesse sentido, ao se pensar no ensino de Química, o espectrofotômetro é uma boa escolha, pois seus componentes podem ser facilmente substituídos por materiais simples, além de que sua utilização permite a abordagem de diversos conceitos relacionados à interação da radiação eletromagnética com a matéria, inerentes ao estudo da Química. Dessa forma, a pesquisa em voga visou a construção de um espectrofotômetro de baixo custo aplicável ao ensino de Química Analítica. Para tal, além de materiais convencionais, foi também utilizado um Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica) para aquisição de dados. Experimentos foram realizados para a avaliação da performance do equipamento construído, sendo estes levados em conta na proposição de um roteiro experimental voltado para o ensino. O espectrofotômetro visível construído apresentou um custo total de duzentos e cinquenta reais e 25 centavos, o equivalente a cerca de 20 vezes menos do que um equipamento comercialmente disponível, e, além disso, se mostrou capaz de gerar dados com precisão aceitável à sua finalidade educacional. Dessa forma, entende-se que os resultados desse trabalho viabilizam a inserção do equipamento construído no ambiente acadêmico, e representam grandes potencialidades para os cursos de formação docente no que concerne ao ensino de Química.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47727
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Julianne Bezerra Regis de Carvalho.pdf1,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons