Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47761
Comparte esta pagina
Título : | Avaliação da atuação dos tutores no curso de formação de profissionais da saúde para enfrentamento e controle da obesidade no estado de Pernambuco. |
Autor : | SANTOS, Rayssa Franciely Temudo |
Palabras clave : | tutores; formação; obesidade; nutrição; sus |
Fecha de publicación : | 4-nov-2022 |
Citación : | SANTOS, Rayssa Franciely Temudo dos. Avaliação da atuação dos tutores no curso de formação de profissionais da saúde para enfrentamento e controle da obesidade no estado de Pernambuco. 2022. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Resumen : | A função da tutoria em saúde, pode ser entendida como uma prática pedagógica, que ocorre no ambiente de trabalho, conduzida por profissionais da assistência, com cargo de professor ou não. Neste sentido, a ação desses profissionais tem como objetivo construir e transmitir conhecimentos relativos ao manejo desses indivíduos, afim de favorecer um melhor enfretamento e controle da obesidade, bem como auxiliar na formação ética e moral dos alunos. O objetivo desse estudo foi avaliar a atuação dos tutores no curso de formação de profissionais da saúde para enfrentamento e controle da obesidade no Estado de Pernambuco. Este estudo trata-se de uma pesquisa transversal, de natureza descritiva e abordagem quantitativa, realizada na Universidade Federal de Pernambuco, junto a tutores de curso de formação. Neste sentido, a amostra foi composta por 15 tutores, onde 53,3% tinham idade entre 30 a 40 anos, graduados a mais de 10 anos, atuação no SUS e ainda não tinha sido tutor em curso de formação, 80% tinha graduação em nutrição. 93,3% acharam adequados o planejamento e a organização da distribuição dos conteúdos. Acerca da atitude dos tutores com os alunos, 86,7% responderam de forma positiva. Os cursos de formação estimulam a qualificação dos profissionais para que os mesmos se adequem as mudanças e o direcionando as práticas de saúde para a realidade da população, contribuindo para melhorar os serviços do SUS. Uma equipe de tutores qualificada e preparada contribui para potencializar essas formações. Assim pode-se concluir que a avaliação da atuação dos tutores é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e planejamento de novas metodologias de ensino no ambiente virtual, além de possibilitar o ensino permanente dos profissionais de saúde. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47761 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Nutrição |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - RAYSSA TEMUDO.pdf | 521 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons