Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47766

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorDIAS, Evely Adália da Silva Dias-
dc.date.accessioned2022-11-21T16:52:42Z-
dc.date.available2022-11-21T16:52:42Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.date.submitted2023-11-21-
dc.identifier.citationDIAS, Evely Adália da Silva Dias. A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: percepções entre a formação e a prática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47766-
dc.description.abstractAo se formar, o professor de matemática é habilitado para ensinar matemática a todos os alunos da educação básica, inclusive para os estudantes com deficiência que estão obtendo cada vez mais espaço na rede regular de ensino, devido às evoluções histórico-sociais e legais. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as considerações de professores de matemática, egressos do curso de licenciatura do CAA/UFPE, quanto a sua formação inicial para o ensino de estudantes com deficiências na perspectiva da inclusão escolar em salas de ensino regular. Para isso, nos baseamos em pesquisas realizadas anteriormente no CAA/UFPE e em estudiosos na área da inclusão escolar, além de nos pautarmos em trabalhos voltados aos saberes docentes necessários para o ensino da matemática na perspectiva inclusiva. O referencial teórico da pesquisa foi estruturado em dois capítulos, sendo estes: (1) a formação inicial dos professores de matemática; (2) educação inclusiva e o ensino de matemática. A produção e análise de dados ocorreu através da aplicação de um questionário a 11 professores, egressos do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Pernambuco-CAA que já ensinaram ou ensinam alunos com deficiências. Objetivou-se com o método e a análise, responder a seguinte problemática: Quais as considerações de um grupo de professores de matemática quanto às contribuições da sua formação inicial para o ensino à estudantes com deficiências? A partir dessa análise constatou-se que grande parte dos participantes da pesquisa consideram que, de maneira geral, o curso contribuiu para a compreensão do ensino de matemática na perspectiva inclusiva, no entanto alegam a necessidade de melhorias na graduação concernente ao preparo de professores para o ensino inclusivo, como a oferta de disciplinas obrigatórias sobre a temática. Mesmo assim, evidenciou-se que a maioria dos docentes sentem-se inseguros, no tocante ao ensino a alunos com deficiências.pt_BR
dc.format.extent77p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectEnsino Inclusivopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectSaberes Docentespt_BR
dc.titleA formação inicial dos professores de matemática para o ensino na perspectiva inclusiva: percepções entre a formação e a prática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxAfter graduation, the mathematics’ teacher is qualified to teach mathematics to all students in basic education, including students with disabilities who are gaining more and more space in the regular education network, due to historical, social and legal developments. Regarding this, the present research aimed to analyze the considerations of mathematics’ teachers, graduates of the CAA/UFPE degree course, regarding their initial training for teaching students with disabilities in the perspective of school inclusion in regular teaching envinroments. For this, we based ourselves on researches carried out previously at CAA/UFPE and on scholars in the area of school inclusion, besides being guided by works focused on the necessary teaching knowledge for teaching mathematics in an inclusive perspective. The theoretical framework of the research was structured in two chapters, them being: (1) the initial training of mathematics’ teachers; (2) inclusive education and the teaching of mathematics. The production and analysis of data took place through the application of a questionnaire to 11 teachers, graduates of the degree in mathematics at the Federal University of Pernambuco-CAA who have already taught or teaches students with disabilities. The objective of the method and analysis was to answer the following problem: What are the considerations of a group of mathematics’ teachers regarding the contributions of their initial training to teaching students with disabilities? This analysis, tried to find that most of the research’ participants consider, in a general way, that the course contributed to the understanding of mathematics’ teaching from an inclusive perspective. However, they claim that there are needs of improvements in graduation regarding the preparation of teachers for inclusive education, such as the provision of mandatory disciplines on the subject. Even so, it was evident that most teachers feel insecure about teaching students with disabilities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Evely Adália da Silva Dias.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons