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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47766

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Título: A formação inicial dos professores de matemática para o ensino na perspectiva inclusiva: percepções entre a formação e a prática.
Autor(es): DIAS, Evely Adália da Silva Dias
Palavras-chave: Formação Inicial; Ensino Inclusivo; Educação Matemática; Saberes Docentes
Data do documento: 27-Out-2022
Citação: DIAS, Evely Adália da Silva Dias. A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: percepções entre a formação e a prática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Ao se formar, o professor de matemática é habilitado para ensinar matemática a todos os alunos da educação básica, inclusive para os estudantes com deficiência que estão obtendo cada vez mais espaço na rede regular de ensino, devido às evoluções histórico-sociais e legais. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as considerações de professores de matemática, egressos do curso de licenciatura do CAA/UFPE, quanto a sua formação inicial para o ensino de estudantes com deficiências na perspectiva da inclusão escolar em salas de ensino regular. Para isso, nos baseamos em pesquisas realizadas anteriormente no CAA/UFPE e em estudiosos na área da inclusão escolar, além de nos pautarmos em trabalhos voltados aos saberes docentes necessários para o ensino da matemática na perspectiva inclusiva. O referencial teórico da pesquisa foi estruturado em dois capítulos, sendo estes: (1) a formação inicial dos professores de matemática; (2) educação inclusiva e o ensino de matemática. A produção e análise de dados ocorreu através da aplicação de um questionário a 11 professores, egressos do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Pernambuco-CAA que já ensinaram ou ensinam alunos com deficiências. Objetivou-se com o método e a análise, responder a seguinte problemática: Quais as considerações de um grupo de professores de matemática quanto às contribuições da sua formação inicial para o ensino à estudantes com deficiências? A partir dessa análise constatou-se que grande parte dos participantes da pesquisa consideram que, de maneira geral, o curso contribuiu para a compreensão do ensino de matemática na perspectiva inclusiva, no entanto alegam a necessidade de melhorias na graduação concernente ao preparo de professores para o ensino inclusivo, como a oferta de disciplinas obrigatórias sobre a temática. Mesmo assim, evidenciou-se que a maioria dos docentes sentem-se inseguros, no tocante ao ensino a alunos com deficiências.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47766
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