Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47784

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de-
dc.contributor.authorBEZERRA, Rayane Kelly dos Santos-
dc.date.accessioned2022-11-21T19:32:40Z-
dc.date.available2022-11-21T19:32:40Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.date.submitted2022-11-16-
dc.identifier.citationBEZERRA, Rayane Kelly dos Santos. Núcleo de estudos de gênero e enfrentamento da violência contra a mulher: aspectos relevantes de sua atuação no Estado de Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47784-
dc.description.abstractAs violências de gênero perpassam todas as instituições, e para sua prevenção e enfrentamento, a Educação constitui-se em um dos pilares centrais. A pesquisa tem como objetivo analisar os aspectos relevantes da atuação do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher (NEG), cujo eixo consiste em realizar debates sobre gênero dentro de instituições de ensino, no Estado de Pernambuco. Em termos específicos buscou-se: identificar o funcionamento do Núcleo em Pernambuco; descrever as ações desenvolvidas pelo Núcleo nas Instituições de Ensino; e analisar as potencialidades e dificuldades acerca da atuação desse Núcleo no Estado de Pernambuco. De cunho qualitativo, os dados da pesquisa resultaram da análise de documentos e de respostas à entrevista realizada com duas Coordenadoras da Gerência de Capacitação de Gênero da Secretaria da Mulher de Pernambuco. Atualmente existem 307 Núcleos em atuação e suas discussões atravessam os espaços escolares atingindo, familiares e vizinhos. Entretanto, a falta de recursos próprios tem dificultado sua autonomia de atuação por diversos aspectos. Inferimos que tornar o NEG uma política pública implementada por Lei e com recurso próprio, apresenta-se como estratégia para a prevenção da violência de gênero desde a mais tenra idade nas escolas.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNúcleo de Estudos de Gêneropt_BR
dc.subjectEnfrentamento da Violência contra a Mulherpt_BR
dc.subjectSecretaria da Mulher de Pernambucopt_BR
dc.subjectGerência de Formação de Gênero de Pernambucopt_BR
dc.titleNúcleo de estudos de gênero e enfrentamento da violência contra a mulher : aspectos relevantes de sua atuação no Estado de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAÚJO, Maria Dalvaneide de Oliveira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5143984308231566pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4514107834669536pt_BR
dc.description.abstractxGender violence permeates all institutions, and for its prevention and confrontation, Education constitutes one of the central pillars. The research aims to analyse the relevant aspects of the work of the Nucleus for Gender Studies and Confronting Violence against Women (NEG), whose axis is to hold debates and reflections on gender within educational institutions in the State of Pernambuco. In specific terms, we sought: to identify the operation of the Nucleus in Pernambuco; to describe the actions developed by the Nucleus in the Teaching Institutions; and to analyse the potentialities and difficulties concerning the performance of this Nucleus in the State of Pernambuco. Of a qualitative nature, the research data resulted from the analysis of documents and responses to the interview carried out with two Coordinators of the Gender Training Management of the Women's Secretariat of Pernambuco. Currently, there are 307 Nuclei in operation and their discussions cross the school spaces, reaching family members and neighbours. However, the lack of own resources has hampered their autonomy in several aspects. We infer that making the NEG a public policy implemented by law and with its own resources, presents itself as a strategy for the prevention of gender violence from an early age in schools.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1786061449664963pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Rayane Kelly dos Santos Bezerra.docx.pdf228,67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons