Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47784
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de | - |
dc.contributor.author | BEZERRA, Rayane Kelly dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T19:32:40Z | - |
dc.date.available | 2022-11-21T19:32:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-16 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Rayane Kelly dos Santos. Núcleo de estudos de gênero e enfrentamento da violência contra a mulher: aspectos relevantes de sua atuação no Estado de Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47784 | - |
dc.description.abstract | As violências de gênero perpassam todas as instituições, e para sua prevenção e enfrentamento, a Educação constitui-se em um dos pilares centrais. A pesquisa tem como objetivo analisar os aspectos relevantes da atuação do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher (NEG), cujo eixo consiste em realizar debates sobre gênero dentro de instituições de ensino, no Estado de Pernambuco. Em termos específicos buscou-se: identificar o funcionamento do Núcleo em Pernambuco; descrever as ações desenvolvidas pelo Núcleo nas Instituições de Ensino; e analisar as potencialidades e dificuldades acerca da atuação desse Núcleo no Estado de Pernambuco. De cunho qualitativo, os dados da pesquisa resultaram da análise de documentos e de respostas à entrevista realizada com duas Coordenadoras da Gerência de Capacitação de Gênero da Secretaria da Mulher de Pernambuco. Atualmente existem 307 Núcleos em atuação e suas discussões atravessam os espaços escolares atingindo, familiares e vizinhos. Entretanto, a falta de recursos próprios tem dificultado sua autonomia de atuação por diversos aspectos. Inferimos que tornar o NEG uma política pública implementada por Lei e com recurso próprio, apresenta-se como estratégia para a prevenção da violência de gênero desde a mais tenra idade nas escolas. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Núcleo de Estudos de Gênero | pt_BR |
dc.subject | Enfrentamento da Violência contra a Mulher | pt_BR |
dc.subject | Secretaria da Mulher de Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Gerência de Formação de Gênero de Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Núcleo de estudos de gênero e enfrentamento da violência contra a mulher : aspectos relevantes de sua atuação no Estado de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ARAÚJO, Maria Dalvaneide de Oliveira | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5143984308231566 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4514107834669536 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Gender violence permeates all institutions, and for its prevention and confrontation, Education constitutes one of the central pillars. The research aims to analyse the relevant aspects of the work of the Nucleus for Gender Studies and Confronting Violence against Women (NEG), whose axis is to hold debates and reflections on gender within educational institutions in the State of Pernambuco. In specific terms, we sought: to identify the operation of the Nucleus in Pernambuco; to describe the actions developed by the Nucleus in the Teaching Institutions; and to analyse the potentialities and difficulties concerning the performance of this Nucleus in the State of Pernambuco. Of a qualitative nature, the research data resulted from the analysis of documents and responses to the interview carried out with two Coordinators of the Gender Training Management of the Women's Secretariat of Pernambuco. Currently, there are 307 Nuclei in operation and their discussions cross the school spaces, reaching family members and neighbours. However, the lack of own resources has hampered their autonomy in several aspects. We infer that making the NEG a public policy implemented by law and with its own resources, presents itself as a strategy for the prevention of gender violence from an early age in schools. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1786061449664963 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rayane Kelly dos Santos Bezerra.docx.pdf | 228,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons