Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47784

Compartilhe esta página

Título: Núcleo de estudos de gênero e enfrentamento da violência contra a mulher : aspectos relevantes de sua atuação no Estado de Pernambuco
Autor(es): BEZERRA, Rayane Kelly dos Santos
Palavras-chave: Núcleo de Estudos de Gênero; Enfrentamento da Violência contra a Mulher; Secretaria da Mulher de Pernambuco; Gerência de Formação de Gênero de Pernambuco
Data do documento: 26-Out-2022
Citação: BEZERRA, Rayane Kelly dos Santos. Núcleo de estudos de gênero e enfrentamento da violência contra a mulher: aspectos relevantes de sua atuação no Estado de Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: As violências de gênero perpassam todas as instituições, e para sua prevenção e enfrentamento, a Educação constitui-se em um dos pilares centrais. A pesquisa tem como objetivo analisar os aspectos relevantes da atuação do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher (NEG), cujo eixo consiste em realizar debates sobre gênero dentro de instituições de ensino, no Estado de Pernambuco. Em termos específicos buscou-se: identificar o funcionamento do Núcleo em Pernambuco; descrever as ações desenvolvidas pelo Núcleo nas Instituições de Ensino; e analisar as potencialidades e dificuldades acerca da atuação desse Núcleo no Estado de Pernambuco. De cunho qualitativo, os dados da pesquisa resultaram da análise de documentos e de respostas à entrevista realizada com duas Coordenadoras da Gerência de Capacitação de Gênero da Secretaria da Mulher de Pernambuco. Atualmente existem 307 Núcleos em atuação e suas discussões atravessam os espaços escolares atingindo, familiares e vizinhos. Entretanto, a falta de recursos próprios tem dificultado sua autonomia de atuação por diversos aspectos. Inferimos que tornar o NEG uma política pública implementada por Lei e com recurso próprio, apresenta-se como estratégia para a prevenção da violência de gênero desde a mais tenra idade nas escolas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47784
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rayane Kelly dos Santos Bezerra.docx.pdf228,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons