Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47793

Compartilhe esta página

Título: As brincadeiras e os jogos no contexto da educação infantil: o olhar das professoras sobre as contribuições para a prática docente.
Autor(es): SANTOS, Raiça Luciene dos
Palavras-chave: Infância; Brincar; Jogos; Brincadeiras; Pratica docente; Educação infantil
Data do documento: 3-Nov-2022
Citação: SANTOS. As brincadeiras e os jogos no contexto da educação infantil: o olhar das professoras sobre as contribuições para a prática docente. 2022. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O presente estudo tem por finalidade compreender como os professores da educação infantil da escola pública municipal de Ameixas concebem as contribuições do brincar em sua prática docente. Neste sentido tomamos os jogos e as brincadeiras como dimensões muito importantes para o desenvolvimento e aprendizagens das crianças, para afirmação de suas infâncias, de suas culturas infantis e, especialmente, para os fazeres e ensinares que atravessam a prática docente no contexto da educação infantil. Assim posto, elencamos como objetivo geral compreender como os professores da educação infantil da escola pública municipal de Ameixas concebem as contribuições do brincar em sua prática docente, e como específicos: Identificar o lugar atribuído ao brincar no espaço tempo da prática docente no contexto da educação infantil. Mapear as brincadeiras e os jogos utilizados na prática docente na educação infantil e analisar as contribuições do brincar na prática docente no espaço tempo da educação infantil. O nosso percurso metodológico se insere na abordagem qualitativa, utilizando como procedimentos metodológicos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, onde pôde tornar a conversa mais informal e descontraída. Os dados evidenciaram que os professores da educação infantil compreendem que os jogos e brincadeiras contribuem com a vivência de suas práticas docentes, oportunizando aprenderes e fazeres com mais interação e mais lúdicos. No entanto, ainda existe uma compreensão de que o lúdico só pode ocorrer com hora marcada ou como perca de tempo, reforçando a lógica da separação entre as atividades de brincar e de aprender.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47793
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Raiça Luciene dos Santos 2022.pdf571,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons