Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47796
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOMES, Bruno Severo | - |
dc.contributor.author | SALES, Amanda Elizabeth Coelho | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T11:53:01Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T11:53:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47796 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa consiste em analisar como se fundamentam e se desenvolvem as práticas pedagógicas na classe hospitalar “SEMEAR” localizada em um Hospital Universitário na cidade do Recife-PE. A pesquisa é de cunho qualitativo e apresenta um estudo de caso mediante a prática de observação realizada em uma classe hospitalar. O registro dessas visitas foi compilado em um diário de campo com anotações relevantes sobre as especificidades da pedagogia hospitalar. Foi elaborado ainda um questionário com perguntas abertas com a professora da classe hospitalar a fim de compreender acerca de sua prática docente. Aborda-se ainda os conceitos referentes à Pedagogia Hospitalar, suas diretrizes legais e a estrutura pedagógica de uma classe hospitalar. A proposta da classe hospitalar observada é que o estudante atendido possa trabalhar o conteúdo que está sendo vivenciado na escola de origem, para que haja uma convergência no retorno à sua escola. O trabalho na classe hospitalar precisa ser personalizado de acordo com as necessidades apresentadas durante o processo de escolarização desse estudante-paciente. Entende-se assim que a classe hospitalar é fruto de uma demanda social a qual baliza os aspectos legais e formais para a realização efetiva de direitos à saúde e à educação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pedagogia Hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Classe Hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Estudante-Paciente | pt_BR |
dc.title | O processo de ensino em espaço não escolar : um estudo de caso em um hospital público de Recife. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6209773452103841 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Políticas e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc Amanda Elizabeth Coelho Sales.pdf.pdf | 248,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons