Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47796

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGOMES, Bruno Severo-
dc.contributor.authorSALES, Amanda Elizabeth Coelho-
dc.date.accessioned2022-11-22T11:53:01Z-
dc.date.available2022-11-22T11:53:01Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.date.submitted2022-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47796-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa consiste em analisar como se fundamentam e se desenvolvem as práticas pedagógicas na classe hospitalar “SEMEAR” localizada em um Hospital Universitário na cidade do Recife-PE. A pesquisa é de cunho qualitativo e apresenta um estudo de caso mediante a prática de observação realizada em uma classe hospitalar. O registro dessas visitas foi compilado em um diário de campo com anotações relevantes sobre as especificidades da pedagogia hospitalar. Foi elaborado ainda um questionário com perguntas abertas com a professora da classe hospitalar a fim de compreender acerca de sua prática docente. Aborda-se ainda os conceitos referentes à Pedagogia Hospitalar, suas diretrizes legais e a estrutura pedagógica de uma classe hospitalar. A proposta da classe hospitalar observada é que o estudante atendido possa trabalhar o conteúdo que está sendo vivenciado na escola de origem, para que haja uma convergência no retorno à sua escola. O trabalho na classe hospitalar precisa ser personalizado de acordo com as necessidades apresentadas durante o processo de escolarização desse estudante-paciente. Entende-se assim que a classe hospitalar é fruto de uma demanda social a qual baliza os aspectos legais e formais para a realização efetiva de direitos à saúde e à educação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogia Hospitalarpt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectClasse Hospitalarpt_BR
dc.subjectEstudante-Pacientept_BR
dc.titleO processo de ensino em espaço não escolar : um estudo de caso em um hospital público de Recife.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6209773452103841pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentPolíticas e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Amanda Elizabeth Coelho Sales.pdf.pdf248,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons