Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47796

Share on

Title: O processo de ensino em espaço não escolar : um estudo de caso em um hospital público de Recife.
Authors: SALES, Amanda Elizabeth Coelho
Keywords: Pedagogia Hospitalar; Prática Pedagógica; Classe Hospitalar; Estudante-Paciente
Issue Date: 25-Oct-2022
Abstract: O objetivo desta pesquisa consiste em analisar como se fundamentam e se desenvolvem as práticas pedagógicas na classe hospitalar “SEMEAR” localizada em um Hospital Universitário na cidade do Recife-PE. A pesquisa é de cunho qualitativo e apresenta um estudo de caso mediante a prática de observação realizada em uma classe hospitalar. O registro dessas visitas foi compilado em um diário de campo com anotações relevantes sobre as especificidades da pedagogia hospitalar. Foi elaborado ainda um questionário com perguntas abertas com a professora da classe hospitalar a fim de compreender acerca de sua prática docente. Aborda-se ainda os conceitos referentes à Pedagogia Hospitalar, suas diretrizes legais e a estrutura pedagógica de uma classe hospitalar. A proposta da classe hospitalar observada é que o estudante atendido possa trabalhar o conteúdo que está sendo vivenciado na escola de origem, para que haja uma convergência no retorno à sua escola. O trabalho na classe hospitalar precisa ser personalizado de acordo com as necessidades apresentadas durante o processo de escolarização desse estudante-paciente. Entende-se assim que a classe hospitalar é fruto de uma demanda social a qual baliza os aspectos legais e formais para a realização efetiva de direitos à saúde e à educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47796
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tcc Amanda Elizabeth Coelho Sales.pdf.pdf248,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons