Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47817

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Patrícia do Nascimento-
dc.date.accessioned2022-11-22T14:25:09Z-
dc.date.available2022-11-22T14:25:09Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.date.submitted2022-11-21-
dc.identifier.citationSILVA, Patrícia do Nascimento. O ensino da matemática por meio da Resolução de Problemas: o problema como alicerce e dirigente da aprendizagem. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47817-
dc.description.abstractEste trabalho trata-se de uma pesquisa de natureza básica com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, cujo objetivo é identificar as principais contribuições que a Resolução de Problemas oferece durante o processo de ensino-aprendizagem da análise combinatória de uma turma do 2° ano do ensino médio de uma escola de Caruaru - PE. A investigação, fundamenta-se no princípio de que a Resolução de Problemas pode proporcionar aos alunos a oportunidade de articular, emitir, testar e buscar solucionar problemas desafiadores que exigem uma dose significativa de empenho, sendo instigados a refletir sobre seus conhecimentos. Dessa forma estabelecemos como problema de pesquisa: Quais as principais contribuições que a Resolução de Problemas, oferece durante o processo de ensino-aprendizagem da análise combinatória? A importância da pesquisa encontra-se na possibilidade de poder fornecer material que sugestione a consideração e a inclusão de métodos de ensino que busquem trazer significado ao ensino da matemática. Metodologicamente, optamos por utilizar um questionário para a produção de dados, direcionado aos estudantes do 2° ano. A argumentação teórica que respalda nossa análise está amparada no trabalho de autores que trabalham a metodologia de Resolução de Problemas como: Polya (1978), Van de Walle (2009), Onuchic (1999), Onuchic e Allevato (2011), além de Queiroz e Lins (2011), Queiroz (2014), dentre outros. Findando a análise de dados, percebemos que os estudantes buscaram, de forma consciente, interpretar os problemas e estruturar os conhecimentos na busca de uma solução que lhes parecesse correta. Assim, acredita-se que em um ambiente corriqueiro a metodologia Resolução de Problemas, aliadas à outras tendências, pode sim ser utilizada de maneira eficiente ao longo de todo o processo de desenvolvimento cognitivo do aluno.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAnálise Combinatória.  pt_BR
dc.titleO ensino da Matemática por meio da resolução de problemas: o problema como alicerce e dirigente da aprendizagem.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1906250289821939pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxThis work is a basic research with qualitative approach, case study type, whose objective is to identify the main contributions that Problem Solving offers during the teaching-learning process of combinatorial analysis in a class of 2nd year of high school in a school in Caruaru - PE. The research is based on the principle that Problem Solving can provide students with the opportunity to articulate, issue, test and seek solutions to challenging problems that require a significant amount of commitment, being instigated to reflect on their knowledge. Thus, we established as a research problem: What are the main contributions that Problem Solving offers during the teaching-learning process of combinatorial analysis? The importance of this research lies in the possibility of providing material that suggests the consideration and inclusion of teaching methods that seek to bring meaning to the teaching of mathematics. Methodologically, we chose to use a questionnaire for data production, directed to 2nd grade students. The theoretical argumentation that supports our analysis is supported by the work of authors who work with Problem Solving methodology, such as: Polya (1978), Van de Walle (2009), Onuchic (1999), Onuchic and Allevato (2011), besides Queiroz and Lins (2011), Queiroz (2014), among others. Concluding the data analysis, we noticed that the students consciously sought to interpret the problems and structure their knowledge in the search for a solution that seemed correct to them. Thus, it is believed that in an ordinary environment Problem Solving methodology, allied with other trends, can indeed be used efficiently throughout the student's cognitive development process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PATRÍCIA DO NASCIMENTO SILVA.pdf489,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons